Foto: Carlos Manoel / EPA
Foto: Carlos Manoel / EPA

O Flamina sofreu, mas ficou com o título da Copa COE de Futebol Amador 2014 – Série Prata. Neste sábado (29), a equipe de melhor campanha durante todo o torneio, saiu atrás do placar e conseguiu reagir apenas no final do jogo ao empatar o duelo contra o São Geraldo em 3 a 3. Com a igualdade no marcador, a decisão foi para os pênaltis, onde brilhou a estrela do goleiro Tchurly que defendeu duas cobranças e ajudou seu time a vencer por 6 a 5.

A partida mal começou e o Flamina foi surpreendido pelo São Geraldo. Logo no segundo minuto, Helinho cobrou escanteio fechado e a bola tocou em Zé Octávio, zagueiro adversário, antes de entrar. O gol relâmpago assustou a equipe, principalmente seus defensores, que passaram a falhar na marcação. Aos 15, Kiki escapou nas costas do lateral Tchoquinho, entrou na área com a bola e bateu forte para ampliar a vantagem alvinegra.

Kiki, um dos destaques do São Geraldo na competição, era o atacante que mais levava perigo ao Flamina. Na base da velocidade, o camisa 9 deu trabalho aos adversários. Aos 31, ele recebeu lançamento de Helinho entre os zagueiros e não desperdiçou a nova oportunidade, mandando a bola no canto de Tchurly. Festa dos jogadores alvinegros e de seus torcedores presentes no estádio municipal Capitão Nelson Massafera.

Foto: Carlos Manoel / EPA
Foto: Carlos Manoel / EPA

Com 3 a 0 no placar, o São Geraldo diminuiu o ritmo e passou a controlar a vantagem. Dessa maneira, a equipe acabou recuando e permitindo que o Flamina passasse a pressionar. E foi assim que a equipe do bairro Jardim Yara diminuiu ainda na primeira etapa. Aos 39, Zé Bangu arriscou um chute na entrada da área e a bola parou no braço de Derlei. Pênalti para o Flamina, que foi convertido pelo zagueiro Yago.

O gol animou a equipe, que voltou mais disposta para a etapa final. Tchonda entrou no lugar do lateral Alan e só deu Flamina no segundo tempo. Acuados em seu campo, o São Geraldo tentava se defender de todas as maneiras. Felipe, goleiro alvinegro, fez grandes intervenções, mas aos 23 não conseguiu evitar o segundo gol adversário. Zé Octávio foi para o ataque e arriscou de longe. O chute forte desviou em David, zagueiro alvinegro, antes de entrar.

Com a pressão imposta pelo Flamina, o empate era questão de tempo, ainda mais com a entrada de um novo atacante na equipe do bairro Jardim Yara – Wesley no lugar de Mané. E aos 36, para alegria dos jogadores e torcedores do Flamina, saiu o terceiro gol. Dudu, artilheiro da competição, recebeu na entrada da área, ajeitou e bateu forte. Felipe tentou defender, mas não alcançou a bola que estufou a rede.

Foto: Carlos Manoel / EPA
Foto: Carlos Manoel / EPA

Outras chances de gols foram criadas pelo Flamina, enquanto o adversário pouco fazia na frente, mas o empate foi mantido. Com a igualdade no placar, a decisão foi para os pênaltis. Nas cobranças, Tchurly pegou dois chutes, contra uma defesa de Felipe. Zé Bangu, Dudu, Yago, Tchoquinho, Lucas e Tchonda marcaram para o Flamina, que venceu por 6 a 5 e ficou com o título da Copa COE de Futebol Amador 2014 – Série Prata.

Imagem: Carlos Manoel / EPA
Imagem: Carlos Manoel / EPA