Na próxima segunda-feira, 15, será lançado o projeto “Memórias dos Bairros”. Com o projeto, coordenado pelo Museu Histórico Municipal Tuany Toledo, serão resgatadas as memórias e histórias dos bairros mais antigos da cidade que serão recontadas através do olhar dos jovens estudantes do local. Os textos produzidos dão origem à cartilha eletrônica que será distribuída na rede pública de educação.

O primeiro bairro a ter sua história resgatada é o bairro São João, um dos mais antigos de Pouso Alegre.

Os textos foram produzidos pelos alunos do 6º e 7º ano da Escola Estadual Geraldina Tosta. “A ideia surgiu quando o Museu teve contato com os textos produzidos pelos alunos para participar da Olimpíada Brasileira da Língua Portuguesa. Percebemos que ali havia um grande resgate das memórias do bairro. Em setembro, os textos foram expostos na Primavera dos Museus. Agora, o que fizemos foi organizar esse material em uma mídia mais sustentável e acessível a todos: a cartilha digital. Nossa intenção é estender a ideia para toda a cidade”, explica a assessora do Museu, Cristiane Reis.

Os textos apresentados nessa primeira cartilha eletrônica foram produzidos com a orientação das professoras Lidiane Schmitd e Shirlei Marcelino, professoras de Língua Portuguesa da Escola Estadual Geraldina Tosta. Os estudantes saíram pelo bairro São João entrevistando os moradores mais antigos para saber como era a vida, os costumes e hábitos no bairro. Os textos trazem essas recordações contadas em primeira pessoa, como se o próprio morador estivesse contato a história.

Em 2015, o Museu Histórico Municipal Tuany Toledo deve iniciar o trabalho em parceria com outras escolas da cidade. O evento de lançamento oficial do projeto acontece na próxima segunda-feira, dia 15, no Plenário da Câmara às 19h e é aberto a todo o público.