Imagem: Divulgação Ascom PMPA
Imagem: Divulgação Ascom PMPA

A Defesa Civil Municipal de Pouso Alegre passa a contar com uma nova ferramenta para a prevenção de desastres naturais. Ao longo desta semana, cinco pluviômetros serão instalados em pontos diferentes da cidade. O equipamento monitora em tempo real o volume de chuvas que cai na cidade. A partir desta medição, é possível precisar que medidas de contenção adotar e o risco real representado pelo evento.

Os equipamentos de medição estão sendo instalados na sede da Prefeitura, próximo do Cristo, n Aeroporto Municipal, nos bairros Cidade Jardim e no Faiqueira. A expectativa é que as medições comecem a ser feitas já a partir da próxima semana. Os dados podem ser consultados online por qualquer pessoa no site oficial do Centro Nacional de Minitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), no www.cemaden.gov.br.

O coordenador da Defesa Civil em Pouso Alegre, Jean Willians, conta que os pluviometros fixos ainda terão companhia de outros cinco equipamentos portáteis mais à frente. “Toda essa tecnologia vai aumentar a eficiência e encurtar o tempo de resposta dos órgãos de prevenção às ocorrências”, afirma. O coordenador explica ainda, que as medições vão criar uma série histórica que ajudará a dimensionar os eventos pluviométricos. Segundo ele, com o tempo, para cada volume de chuva medido será possível formular uma expectativa de desdobramentos possíveis.

“As mudanças climáticas estão elevando em número e intensidade as tempestades. Dimensioná-las de forma precisa e prever possíveis estragos, nos dá condições de agir preventivamente e dar respostas mais rápidas aos desastres”, atenta o coordenador, que nas últimas semanas tem se reunido com os órgãos de segurança pública para ajustar o plano de contingência para o período chuvoso.

Cemaden

A instalação dos pluviometros integra Pouso Alegre ao Sistema Sistema Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, estrutura criada para responder ao crescimento da ocorrência do fenômeno no País nos últimos anos, que vitima milhares de pessoas, trazendo prejuizos socioeconômicos severos.

O trabalho busca aumentar a capacidade da sociedade e dos órgãos públicos na redução dos efeitos das catástrofes naturais, diminuindo o número de vítimas e os prejuízos decorrentes a partir do fornecimento de informações sobre risco iminente de desastres naturais.

Entre as ações estabelecidadas para o funcionamento do Sistema foi criado o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), vinculado à Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisas e Desenvolvimento (SEPED), do MCTI.

O Cemaden não só auxilia as ações preventivas, mas possibilita identificar vulnerabilidades no uso e ocupação do solo, com destaque para o planejamento urbano e a instalação de infraestruturas. Atua ainda no aumento da consciência e consequente prontidão da população em risco, induzindo ações efetivas e antecipadas de prevenção e redução de danos.