Rafael Huhn pretende aumentar a participação popular na Câmara
Rafael Huhn pretende aumentar a participação popular na Câmara

Foco nos resultados efetivos e na participação popular. Estas foram as metas colocadas pelo recém-empossado presidente da Câmara, Rafael Huhn, na primeira reunião realizada com os presidentes das comissões permanentes da Casa, nesta terça-feira(13).

No encontro foram definidas as diretrizes que devem ser observadas pelos vereadores na condução dos trabalhos em 2015. Além de sua função regimental para tramitação de projetos de lei, as comissões dispõem de ferramentas que permitem a participação popular no debate de temas para o município e pode servir ainda como mais um canal para captar as demandas da população. Entre as prerrogativas das comissões, está a convocação de audiências públicas e sessões itinerantes.

Em 2014, sessões tiveram que ser interrompidas devido a excessos em meio a participação popular.
Em 2014, sessões tiveram que ser interrompidas devido a excessos em meio a participação popular. Foto: Daniela Ayres

A intenção de ampliar a participação popular vem em um momento conturbado no cenário político do país e da própria Pouso Alegre. No ano passado houve sessões que chegaram a ser canceladas, e outras realizadas com entrada restrita, devido a manifestações durante as sessões. Mesmo neste cenário, a meta colocada pelo vereador é que a população participe mais e se aproxime da Câmara Municipal.

A idéia do novo presidente recebeu apoio dos vereadores da base aliada e também da oposição. O presidente da Comissão de Justiça e Redação, o vereador Ayrton Zorzi (PMDB), reforçou a importância da participação popular e acredita que em 2015, os espaços de diálogo serão ampliados. “A idéia do novo presidente, da qual compartilhamos, é fazer com que o Legislativo esteja mais aberto à população, para, consequentemente, ter condições de ouvir suas reivindicações e demandas”.

O vereador Hamilton Magalhães (PTB), acredita que a ampliação da participação dará mais transparência aos projetos: “À frente da Comissão, nossa intenção é retomar as reuniões semanais para analisar os projetos com a possibilidade de participação do público, aumentando o acesso do cidadão aos projetos e dando ainda mais transparência”, explica.