A quase uma semana empresas e contadores de Pouso Alegre estão sem conseguir emitir notas ficais eletrônicas. O problema começou na quarta-feira (28) quando o sistema que emitia as notas fiscais do município, o “Governo Digital”, bloqueou sem aviso prévio, o acesso das empresas e contadores da cidade. No portal, era exibido uma mensagem informando que o acesso foi bloqueado devido o término do contrato da prefeitura com o fornecedor.

No mês de dezembro, a prefeitura anunciou o lançamento do novo sistema de emissão de notas eletrônicas, o “Giss Online”. Segundo contadores, ele iria entrar em operação no mês de janeiro, mas depois a prefeitura informou que isso só aconteceria em fevereiro.

Contadores reclamam que não tem conseguido emitir notas fiscais por ele, e que não é possível resgatar dados antes contidos no “Governo Digital”. Ao cadastrar empresas no novo sistema, acontecem erros relacionados ao ramos de atividade e ao número da nota.

Com problemas, o cadastro das empresas começou a ser feito manualmente pelos contadores no Departamento Municipal de Fiscalização Fazendária, e aos poucos algumas empresas já conseguem emitir notas fiscais. Devido ao grande número de empresas na cidade, chegou a haver tumulto dentro do departamento.

Procurada na sexta-feira (30), a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que uma posição oficial seria dada pelo secretário municipal de finanças até a segunda-feira (2), pois o mesmo encontrava-se em viagem. Até o momento desta publicação, terça-feira (3), a prefeitura ainda não se pronunciou sobre o assunto.