Seleção Brasileira treina na cidade. Foto: Assessoria
Seleção Brasileira treina na cidade. Foto: Assessoria

Pouso Alegre se transforma neste final de semana na capital brasileira do karatê. A cidade sedia a partir desta sexta-feira uma das maiores competições da modalidade: a Copa Brasil de Karatê, que este ano chega a sua 13ª edição e vai reunir milhares de atletas de todas as regiões do país e até de outros países. A 13ª Copa Brasil de Karatê será realizada entre os dias 28 e 1º de março, no ginásio poliesportivo Rosão, na Praça de Esportes Municipal “Prefeito Alvarim Vieira Rios”.

A competição serve de seletiva para o Campeonato Brasileiro e conta com curso ministrado pelo bi-campeão mundial Douglas Brose.

Torneio movimenta a cidade

O torneio promete movimentar e promover a cidade de Pouso Alegre, já que são esperados mais de mil caratecas, trazendo o que há de melhor nas esferas econômica e social, fomentando a economia, através da rede hoteleira e comércio, além do desenvolvimento do esporte no cenário local, regional, estadual e nacional.

Seleção Brasileira treina na cidade

De olho nas competições nacionais e internacionais que estão por vir no decorrer da temporada, a Seleção Brasileira de Karatê escolheu Pouso Alegre para seus treinamentos. Essa é a primeira vez que o Sul de Minas recebe a equipe adulta, formada pelos melhores atletas da modalidade no país, como Douglas Brose, bicampeão mundial, e Valéria Kumizaki, atual campeã da Premier Ligue.

A vinda da Seleção Brasileira de Karate para o período de treinamentos coincide com a realização da 13ª Copa Brasil de Karatê. Muitos da equipe, composta por 21 integrantes, incluindo 16 atletas e 5 membros da equipe técnica, também estarão presentes na solenidade de abertura do evento.

Treinos visando o PAN

Com agenda cheia, os caratecas treinam todos os dias na Pousada Maracanã, até sábado. Entre atendimentos a imprensa e preparação física, também sobra o tempo para o lazer, na ampla piscina do Hotel. Entre os caratecas estão Douglas Brose, bicampeão mundial, e Valéria Kumizaki, atual campeã da Premier Ligue. Brose ainda tem outro compromisso profissional na cidade: vai ministrar um curso para alunos e caratecas, que participam a partir de sexta-feira da Copa Brasil de Karatê.

Brose considera sua palestra como uma troca de experiências: “Eu tento passar para eles novas tendências, tudo que está acontecendo no cenário mundial. Minha agenda realmente está bem cheia. Começo a trabalhar bem focado nos jogos Pan-Americanos. Afinal faltam menos de 150 dias. E essa agenda cheia não me atrapalha. Pois eu primeiro, lá atrás, monto todo o meu calendário de treino e competição. E é em cima desse calendário pronto que eu encaixo meus seminários – afirmou o atleta, bi-campeão mundial.

A experiência traz consequências positivas. Douglas Brose se sente mais maduro para a disputa dos jogos em Toronto, no Canadá “ Eu estou muito mais tranquilo que nos outros anos. Sempre muito focado. E acredito que isso possa fazer a diferença. Vou continuar me preparando muito bem, cuidando da parte física muito bem, junto com o núcleo de alto rendimento de São Paulo, participando de vários competições até o Pan-Americano. Daqui até lá, nesses 150 dias, vou treinar para ajustar as coisas que eu ainda tenho que ajustar. Melhorar a parte física. E voltar a pegar esse ritmo de competição para chegar no Pan bem preparado” afirmou o atleta.

Acompanhando Brose esta sua esposa a treinadora Lucélia Ribeiro Brose, a única brasileira entre todas as modalidades tetra campeã dos Jogos Pan- Americanos.

Com informações de assessoria