Comitê de combate a Dengue contará com trabalho multidisciplinar das secretarias municipais e o Corpo de Bombeiro.
Comitê de combate a Dengue contará com trabalho multidisciplinar das secretarias municipais e o Corpo de Bombeiro.

Um comitê de combate a dengue foi criado para combater o avanço da doença na cidade. Nesta quinta-feira (26/03) foram confirmados mais 3 casos de dengue em Pouso Alegre, totalizando agora 36 casos. O Comitê terá o trabalho multidisciplinar das secretarias municipais e o Corpo de Bombeiro e visa intensificar ações de fiscalização e orientação à população. Será uma equipe composta por 70 pessoas que abordarão as residências para conferir os cuidados e auxiliar na melhor forma de prevenção. Além disso, um caminhão da Prefeitura vai acompanhar para recolher entulhos e lixos, em uma espécie de operação “Cata-treco”.

Os primeiros bairros a receber o Dia D, neste sábado 28/03, foram escolhidos por conter focos e caso de contaminação. São eles os bairros Primavera, Santo Antônio e Santa Luzia.

A partir desta sexta, um carro de som passará nas ruas destes bairros informando da operação e alertando quanto a necessidade de redobrar a atenção com os cuidados para prevenir focos do mosquito.

Outra ação que já está sendo realizada é com a participação do Corpo de Bombeiros que está fazendo rondas na cidade e identificando terrenos baldios com suspeita de foco do mosquito, ou que não estejam adequadamente limpos. A partir daí, os boletins são repassados para a secretaria de Planejamento que notifica o proprietário e em seguida pode aplicar a multa no valor de R$ 832,00 para terrenos de até 350m², e aumenta de acordo com a extensão do lote.

As escolas públicas também passam a receber visitas de técnicos da Secretaria de Saúde para orientar os professores e os estudantes, os quais também poderão repassar as informações a seus pais.

O Comitê de Combate a Dengue de Pouso Alegre é formado pelo Gabinete do Prefeito, Secretarias de Saúde, Planejamento, Obras, Educação, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura.