Foto: Divulgação Câmara
Foto: Divulgação Câmara

Câmara Municipal de Pouso Alegre – Esta semana, a ouvidora da Câmara Municipal, Amanda Teixeira Vasconcelos Gonçalves participou do Seminário ‘Ouvidoria – Espaço de diálogo entre o cidadão e a Administração Pública’, realizado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte em parceria com a AMM (Associação Minieira de Municípios), em comemoração ao dia do Ouvidor comemorado no dia 16 de março. Na abertura, participou também da Palestra Magna ministrada pelo ex Ouvidor Geral da União, Dr. José Eduardo Elias Romão.

No Seminário foram realizados diversos debates e ministradas as seguintes palestras: As Ouvidorias Públicas e a melhora na prestação dos serviços públicos, ministrada pelo Sr. Fábio Caldeira de Castro Silva, Ouvidor Geral do Estado de Minas Gerais; O Contexto da Ouvidoria Brasileira, palestrante Dr. Edson Luiz Vismona, Fundador e Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores; Ouvidoria do SUS- ministrada por Vanilda Aparecida Alves, Diretora do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS; Lei de Acesso à Informação, ministrada pela Dra. Cristiana Maria Fortini Pinto e Silva, Diretora do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo; Experiência da Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Minas Gerais, palestrante Dr. Mauricio Pinto Ferreira, Juiz Ouvidor do TRE/MG; Experiência da Ouvidoria do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Ministrada pela Promotora de Justiça Dra. Ruth Lies Scholte Carvalho, Ouvidora do MPMG e presidente do Conselho Nacional de Ouvidores do Ministério Público; Experiência da Ouvidoria de Belo horizonte, ministrada pelo Ouvidor Geral do Município de Belo Horizonte Dr. Saulo Luiz Amaral; Experiência da Ouvidoria do Município de Contagem, ministrada pela Ouvira Geral do Município de Contagem.

Foto: Divulgação Câmara
Foto: Divulgação Câmara

Para a ouvidora, a participação no Seminário foi de extrema importância para aplicação das novidades na Ouvidoria da Casa de Leis. “Durante o Seminário pude conferir diversos temas que são de extrema importância para o funcionamento da Ouvidoria, que poderão ser implementados aqui em Pouso Alegre, como a Ouvidoria Jovem.

Na ocasião, a ouvidora também reuniu-se com o Secretário Geral da Ouvidoria da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Dr. Tiago Fantini Magalhães, onde foram abordados e discutidos o funcionamento e as demandas recebidas pela Ouvidoria da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

A Ouvidoria passou a existir na Câmara em 2013 com aprovação de resolução e agora em 2015 ao assumir a presidência, o vereador Rafael Huhn assumiu também o compromisso de colocar em prática o projeto.

Envie suas sugestões, dúvidas, elogios ou reclamações para a Ouvidoria de Pouso Alegre pelo e-mail [email protected] ou ligue para 3429-6521. Você também pode visitar a ouvidoria na Câmara Municipal, na Avenida São Francisco, 320, Primavera.