dengue

A Prefeitura de Pouso Alegre emitiu nesta quarta-feira (25/03) nota oficial sobre situação de dengue em Pouso Alegre. Oficialmente são 33 casos registrados na cidade. De acordo com a nota, Pouso Alegre passou para o índice de alto risco de contaminação com 16 casos contraídos no próprio município.

Confira a nota oficial da Prefeitura:

A Prefeitura de Pouso Alegre informa que nesta data (25/03) concluiu-se o estudo e a confirmação dos casos de dengue no município.

Pouso Alegre passou para o índice de alto risco de contaminação com 16 casos autóctones (contraídos no próprio município) confirmados.

Outros 17 casos registrados em Pouso Alegre contraídos em outras regiões endêmicas.

Os bairros Santa Luzia, Primavera, Centro e Jardim Aeroporto, onde residem os casos positivos da doença, já estão recebendo uma atenção especial, com ações conforme o protocolo do Ministério da Saúde. No entanto, a maior e mais eficaz ação é de cada morador.

Nesta quinta (26/03), a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, realizará uma reunião no nível de Governo para mobilizar diversas secretarias municipais em uma ação conjunta para combater o mosquito Aedes Aegypti. Este Dia D ocorrerá neste sábado (28).

A Prefeitura ressalta que a situação é de alerta e todos os cidadãos e devem fazer sua parte não deixando água parada.

Esta é a informação oficial, com dados divulgados pelos órgãos competentes. Qualquer outra divulgação não corresponde aos fatos e acarreta em desinformação à população.

COMO IDENTIFICAR O MOSQUITO DA DENGUE

O mosquito da dengue tem cerca de 0,5 cm de comprimento, é preto com pequenos riscos brancos no dorso, na cabeça e nas pernas e suas asas são translúcidas. (Imagem: Emílio Goeldi)
O mosquito da dengue tem cerca de 0,5 cm de comprimento, é preto com pequenos riscos brancos no dorso, na cabeça e nas pernas e suas asas são translúcidas. (Imagem: Emílio Goeldi)

O mosquito da dengue (Aedes Aegypti) é menor que os mosquitos comuns, tem, em média, 0,5 cm de comprimento. Ele é preto com pequenos riscos brancos no dorso, na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano.

O macho alimenta-se de frutas ou outros vegetais adocicados. Já as fêmeas se alimentam de sangue animal, principalmente humano. É no momento que está retirando o sangue que a fêmea contaminada transmite o vírus da dengue para o ser humano. Na picada, ela aplica uma substância anestésica, fazendo com que não haja dor na picada.

As fêmeas costumam picar o ser humano no começo da manhã ou no final da tarde. Picam nas regiões dos pés, tornozelos e pernas. Isto ocorre, pois costumam voar a uma altura máxima de meio metro do solo.