Consumo de chocolate na Páscoa deve ser moderado, alerta endocrinologista.
Consumo de chocolate na Páscoa deve ser moderado, alerta endocrinologista.

A Páscoa é uma data festiva que faz a alegria das crianças e adultos. Mas Mauro Scharf, endocrinologista e diretor médico do Laboratório Frischmann Aisengart, faz um alerta sobre o excesso do consumo de chocolate.

De acordo com o especialista, embora seja rico em nutrientes, o consumo do chocolate deve ser moderado porque pode provocar ganho de peso e distúrbios gastrointestinais como diarreia, náuseas e vômitos. Segundo ele, o doce deve ser evitado por crianças com menos de um ano. Em caso de abuso do doce pelas crianças pode ocorrer diarreia, o que levaria à necessidade de suspensão imediata do chocolate e hidratação com líquidos. “Se houver desidratação, deve-se procurar um hospital”, comenta.

Embora calórico, o chocolate saboreado com moderação faz bem para o corpo e para a mente. O consumo diário, de acordo com Scharf, não deve ultrapassar 30 gramas ao dia. “Ele contém nutrientes como cálcio, fósforo, proteínas e outros minerais necessários ao organismo e é fonte de antioxidantes (especialmente o amargo), que combatem os radicais livres e ajudam a diminuir o colesterol”, explica o endocrinologista. Ele acrescenta que o chocolate também leva ao estímulo da produção de serotonina, o que promove bem-estar e alivia a tensão. Porém, a ingestão em excesso atrapalha o emagrecimento e pode levar à dependência psicológica.

Maior precaução e vigilância devem ter os pais de crianças com alergia a algum dos componentes do chocolate. “Nesses casos, deve-se parar de consumir e procurar orientação médica”, observa. Sintomas como coriza, urticária, tosse seca e mal estar devem ser monitorados para alertar sobre o limite da ingestão. Aqueles que têm intolerância à lactose podem procurar ovos de chocolate amargo e meio amargo.

Os diabéticos podem recorrer aos chocolates diet. “Mas o consumo deve ser bem moderado porque ele tem uma quantidade de gordura maior do que o ovo de chocolate tradicional”, alerta. Crianças com diabetes tipo 1 devem ter uma atenção redobrada. A terapia de contagem de carboidratos permite a ingestão de açúcar, mas a pessoa tem que ser treinada pelo médico ou de preferência por uma nutricionista especializada no assunto. “O excesso de açúcar do chocolate em diabéticos tipo 1 pode induzir a um quadro conhecido como cetoacidose diabética, com altíssimas taxas de glicemia, desidratação e até eventual necessidade de internação”, diz.