Presidente do Sisempa pede ajuda dos vereadores para pressionar Executivo por reajuste maior
Presidente do Sisempa pede ajuda dos vereadores para pressionar Executivo por reajuste maior. Foto: Blog da Câmara

Um pedido de vistas do vereador Hamilton Magalhães (PTB) retirou da pauta de votações da Câmara o projeto de lei que reajusta os salários dos servidores públicos municipais. A matéria enviada à Casa pelo Executivo propõe reposição de 8% sobre os vencimentos, além de aumento de R$ 20 sobre o cartão alimentação, hoje fixado em R$ 242.

O pedido de vistas de Hamilton Magalhães recebeu voto contrário apenas do líder de governo, Maurício Tutty (PROS). O apoio maciço à retirada do projeto atende à reivindicação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, o Sisempa. A entidade quer um reajuste maior, pede 15%.

Com o projeto de fora da pauta e encerrada a primeira parte da sessão, o presidente do Sisempa, Luis Antônio dos Santos, o Campanha, usou a tribuna livre da Casa para pedir apoio dos vereadores. Ele pede que os parlamentares pressionem o Executivo para rever o aumento.

Campanha citou números de um estudo encomendado pelo sindicato. De acordo com ele, a administração poderia reajustar os salários dos servidores em até 20% sem estourar o limite prudencial da lei de responsabilidade fiscal, cujo texto estabelece o teto de 51% da receita corrente líquida do município a ser comprometido com a folha de pagamento. Conforme o estudo mencionado pelo sindicalista, Pouso Alegre teria hoje 46% de sua receita atrelada à folha de pagamento.

Na última semana, reunidos em Assembleia, os servidores reprovaram a proposta de reajuste. Ao blog da Câmara, Campanha disse que a categoria exige ao menos um aumento real de 2%, o que requer uma correção de 11%, já que, para o sindicato, a inflação acumulada desde o último reajuste estaria próximo de 10%.