Durante essa semana, farmacêuticos do Conselho Federal de Farmácia estão no Sul de Minas para orientar a população sobre como utilizar medicamentos corretamente. Evento marca o início da campanha pelo Uso Racional de Medicamentos em Minas Gerais, que chega à sua terceira edição

Tomar medicamentos por conta própria ou sem orientação é uma prática comum, principalmente quando se trata de desconfortos cotidianos, como dores de cabeça, azia, ou má digestão. O problema é que a automedicação, muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas, esconde perigos que podem provocar graves consequências à saúde.

Dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) apontam os medicamentos como os maiores agentes causadores de intoxicação no país, tendo sido registrados 27.008 casos de intoxicação medicamentosa em 2012, o que corresponde a 27,27% do total de ocorrências no ano.

Para conscientizar a população sobre os riscos de utilizar medicamentos sem orientação, o CRF/MG estará amanha (15) em Pouso Alegre.

Riscos da automedicação
Riscos da automedicação