Cena de "Quintal"; curta do mineiro André Novais é estrelado pelos pais do cineasta
Cena de “Quintal”; curta do mineiro André Novais é estrelado pelos pais do cineasta

Depois do curta “Pouco Mais de um Mês (2013)” receber Menção Honrosa em 2013, o cineasta mineiro André Novais Oliveira volta ao Festival de Cannes, desta vez com o curta-metragem Quintal (2015), que terá sua estreia mundial dentro da programação da 47ª Quinzena dos Realizadores. A 47ª Quinzena dos Realizadores acontecerá entre os dias 14 e 24 de Maio, no 68º Festival de Cannes.

Quintal dá prosseguimento ao trabalho narrativo proposto pelo cineasta em colaboração com membros de sua própria família, que protagonizam os filmes mais recentes de sua obra. Neste, os pais de André, Maria José e Norbert, são mais uma vez o centro da narrativa, tal como no filme anterior do diretor, o longa-metragem Ela Volta na Quinta (2014).

O curta foi realizado com o patrocínio do 1º Prêmio BDMG Cultural-FCS de Estímulo ao Curta-Metragem de Baixo Orçamento, idealizado pela Gerência de Cinema do Cine Humberto Mauro, e filmado em cinco dias no mês de agosto de 2014, tendo como locação principal a casa da família, em Contagem. Da mesma forma que Pouco Mais de um Mês, Quintal também foi produzido pela Filmes de Plástico.

O filme não é o único representante brasileiro na programação do 68º Festival de Cannes. Na Short Film Corner, mostra não-competitiva para curtas-metragens, será exibido Sublime Cor do Teu Silêncio (2014), produzido por alunos do 5º período do curso de Audiovisual na Universidade Federal do Rio de Janeiro. O curta tem direção de Fernando Fernandes e roteiro de Rubens Takamine.

Confira o teaser: