Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 serão abertas no próximo dia 25 de maio e seguem até as 23h59 de 5 de junho. O edital será publicado no dia 18 de maio, próxima segunda-feira.O anúncio foi feito nesta quinta-feira (14) pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. As provas do Enem 2015 estão marcadas para os dias 24 e 25 de outubro. Os interessados poderão se inscrever pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para 2015, o valor da inscrição será de R$ 63 – até o ano passado era R$ 35.

Para se inscrever, são necessários os documentos de identidade e CPF. Aqueles que quiserem utilizar o Enem para retirar a Certificação de Conclusão do Ensino Médio devem indicar o desejo no ato de inscrição.

Para que serve o Enem?

O exame é a principal porta de entrada para o ensino superior. Desde 2009, a prova passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais com a criação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A prova também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira, além do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.

No ano passado, mais de 8,7 milhões de estudantes se inscreveram no exame.