Foto: O coordenador do projeto, professor André Godoi, e os professores Wilson Alixandrino, Margarete Ribeiro Siqueira, Cláudia Marinho e Eunice Gomes de Siqueira
Foto: O coordenador do projeto, professor André Godoi, e os professores Wilson Alixandrino, Margarete Ribeiro Siqueira, Cláudia Marinho e Eunice Gomes de Siqueira

Há um ano o GEG – Google Educators Group – chegou ao Brasil. A FAI saiu na frente e foi a primeira instituição particular de ensino de Minas Gerais a criar a comunidade. O GEG reúne professores apaixonados por ensino dentro e fora da sala de aula, interessados em emponderar suas práticas pedagógicas através de aplicativos, sejam eles do Google ou de outro fabricante.

“Para a instituição é uma oportunidade de manter seu corpo docente atualizado com as inúmeras soluções pedagógicas gratuitas que surgem a cada dia na nuvem. O professor se torna mais informatizado e o aluno, mais interessado”, ressalta o coordenador do projeto e professor da FAI, André Godoi. Segundo ele, o cenário da educação no Brasil pode ser analisado desta forma: “os métodos educacionais são do século XIX, apesar de todos os esforços, os métodos da grande maioria dos professores são do século 20 e os alunos estão no século 21. O GEG incentiva para que estejamos no mesmo século dos alunos”, destaca.

As ações se concentram em workshops realizados nos laboratórios de informática. “Até o momento, já foi discutido com o grupo como usar o Google Drive na sua potencialidade máxima, isto é, como trabalhar colaborativamente em time na nuvem. Os alunos adoram essa ideia. E ainda, já discutimos como usar o Gmail da melhor maneira, como usar o Google Docs e como elaborar provas on-line usando o Google Formulários e como corrigi-las de forma automática”, conta, Godoi.

Bimestralmente, o grupo GEG se reúne para discutir novas ferramentas computacionais. O convite está aberto para os professsores de outras instituições de ensino da cidade.

O GEG Brasil possui mais de setenta líderes espalhados em todos os estados, com uma abrangência de quase um milhão de estudantes através de seus professores participantes.

“Fazer parte do GEG e participar dos workshops no laboratório de informática tem sido muito prazeroso e produtivo, pois possibilita ao educador aprender e compartilhar saberes, modificar e inovar o processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma é possível atender às necessidades dos alunos, articulando os conhecimentos específicos das disciplinas com o uso da tecnologia, tão presente no cotidiano deles. Por exemplo, com o Google Drive vimos diferentes possibilidades de utilização, até mesmo a elaboração de provas on-line através do Google formulários. Enfim, é uma oportunidade para que os docentes possam manter-se atualizados em novas competências para lecionar.” Professora Margarete Ribeiro Siqueira

“Minha participação no GEG se deu pelo interesse em conhecer novas ferramentas para o ensino. Nossos alunos estão cada vez mais inseridos no mundo digital e nós não podemos deixar de acompanhá-los, pois acredito que a comunicação é mais eficaz quando falamos a “mesma língua”. Já aprendi algumas ferramentas e tenho certeza de que, em breve, poderei utilizá-las dentro e fora da sala de aula. Foi uma excelente iniciativa do Prof. André e da FAI.”
Professora Cláudia Marinho