Museus para uma sociedade sustentável: esse foi o tema para a 13ª edição da Semana de Museus, que aconteceu em todo o Brasil entre os dias 18 e 24 de maio de 2015. A Semana de Museus acontece sempre na semana do dia 18 de maio, data em que é comemorado o Dia Internacional dos Museus. E para brindar essa data tão especial, foram oferecidas diversas atividades, confira:

Dia 18 - 19h abertura fala do presidente da Câmara Rafael Huhn

No dia 18, em Sessão Solene, foi feita a abertura oficial da 13ª Semana Nacional de Museus, ocasião em que o presidente da Câmara Municipal, o vereador Rafael Huhn, fez seu pronunciamento, mencionando a importância das parcerias, que tornaram a semana possível e relembrando sua convivência com Alexandre de Araújo, fundador do Museu e seu amigo particular. Durante a abertura, Magda Amélia Souza Santos, coordenadora do Museu, surpreendeu a todos com um convite: “Vamos juntos preservar a nossa história, guardar o meio ambiente onde vivemos e promover a transformação necessária para que todos os indivíduos possam partilhar e compartilhar desse sentimento tão sublime, que é o amor à terra em que moramos”, destacou.

A inauguração de um novo espaço do Museu, o “Memorial Alexandre de Araújo” também fez parte da abertura da semana. O agente cultural do Museu, Mayke Riceli, foi quem leu a biografia de Alexandre de Araújo e explicou porque ele mereceu um memorial em seu nome. “Alexandre de Araújo foi o idealizador e fundador do Museu. Sua memória permanece viva nas lembranças e nos corações dos pouso-alegrenses, a quem presenteou com o Museu Histórico Municipal Tuany Toledo. E é por isso que hoje recebe a homenagem do Museu e da Câmara Municipal, com a inauguração do Memorial Alexandre de Araújo”, ressaltou.

Estiveram presentes na abertura o secretário de Cultura e Turismo, José Clévio de Paula, a coordenadora do curso de História da Univás, Marilda Laraia, a filha de Alexandre de Araújo, Lúcia, e os netos: Alexandre e Cristiane. O público que prestigiou foi composto pelos membros do Núcleo de Economia Solidária, que presentearam com uma exposição durante toda a semana na Galeria de Artes Ricardo Galvão, estudantes do Curso de Design de Interiores do Conservatório de Música JKO, alunos do curso de História da Univás e Escola Estadual Presidente Bernardes, totalizando mais de 160 presentes.

Dia 19 - 9h palestra policia Ambiental, sargento Guilherme Nogeira Balás

A semana teve sequência na manhã do dia 19, às 9h, com a palestra do 3º Sargento da PM, Guilherme Nogueira Balás, que falou sobre o trabalho desenvolvido pela Polícia Ambiental, que atende também todas as cidades que rodeiam Pouso Alegre. No segundo momento da palestra, membros do 71º Grupo de Escoteiros Ludovico Pavoni relataram sobre suas experiências e atividades que desenvolvem para promover a sustentabilidade. A atuação desse grupo tem como escopo a prática da educação no escotismo com o propósito de contribuir para que crianças e jovens atuem como cidadãos ativos e participantes nas comunidades com as quais convivem. Aproximadamente 50 pessoas participaram sendo em sua maioria alunos da escola Presidente Bernardes e integrantes do escotismo.

Dia 20 - 19h palestra ACAMPA

No dia 20, às 19h, tivemos também a palestra: “Resíduos Sólidos Urbanos: a importância dos catadores na busca da sustentabilidade”, com Maria Raimunda Rodrigues, da ACAMPA – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Pouso Alegre, e “Os recursos hídricos nos espaços urbanos e rurais: aspectos sócio-econômicos e a necessidade de planejamento ambiental na Bacia do Sapucaí”, com Alexandre Carvalho Andrade, professor do Instituto Federal do Sul de Minas. Dos mais de 120 presentes, estavam alunos do Curso de História da Univás, do Curso de Design de Interiores do Conservatório de Música JKO e do Colégio Estadual Dr José Marques de Oliveira. A palestrante Maria Raimunda foi interrompida durante sua fala por uma salva de palmas da plateia presente, quando falava sobre sua experiência de vida enquanto catadora. Ela conseguiu também despertar em todos o sentimento de cooperação e colaboração para com o meio ambiente. Já o professor Alexandre Carvalho abordou aspectos históricos que contribuíram para a degradação da bacia do Sapucaí e o que podemos pensar enquanto planejadores para o futuro dos recursos hídricos.

Dia 21 - 18h30 palesra Sustentabilidade e Turismo com o Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas, representado pelo consultor Mário Batista da Silva Filho

As palestras: “Sustentabilidade e Turismo, com o Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas”, representado pelo consultor Mário Batista da Silva Filho, e “Sustentabilidade em empreendimentos hoteleiros”, com José Fernandes Franco, proprietário do Hotel Parque dos Sonhos, indicado e premiado pelo SEBRAE, BRAZTOA e Guia 4 Rodas pelo reconhecimento às práticas sustentáveis foram realizadas no dia 21 a partir das 19h. Mário Batista ressaltou os números do turismo no Brasil e no mundo, afirmando assim o turismo como uma atividade promissora e altamente lucrativa. Já José Fernandes apresentou ao público presente o seu Hotel, um “case” de sucesso no que se refere à empreendimentos hoteleiros. O Hotel Parque dos Sonhos tem suas atividades adaptadas para respeitar os limites da natureza. Além de aproveitar 100% de todo o lixo que é produzido pelo Hotel, no empreendimento é possível receber portadores de necessidades especiais para a prática de esportes radicais que são oferecidas, tendo em suas dependências todos os aparatos necessários para a segurança. Ambas as palestras tiveram um público de mais de 50 pessoas.

Dia 22 - 9h Palestra Águas de Pouso Alegre com Mayke Riceli

Na sexta-feira, dia 22 de maio, às 9h, tivemos a palestra: “Águas de Pouso Alegre”, com o agente cultural do Museu, Mayke Riceli, que fez um histórico sobre o Rio Mandu, desde a origem do povoado do Mandu até os dias atuais. Prestigiaram o evento mais de 40 alunos da Escola Josefa Torres.

Dia 22 - 14h Contação de causos com Antônio Célio Rios de Andrande

Às 14h, esteve presente, o escritor Antônio Célio Rios de Andrade, que marcou sua palestra com descontração e alegria através da contação de “causos” da história de Pouso Alegre para mais de 40 integrantes da melhor idade. Além da palestra, visitaram o Museu cerca de 50 alunos do Projeto Pé-de-Moleque, da cidade de Cambuquira, acompanhados pelo colaborador Gabriel Vitale e do nosso doador Marcius Caruso.

Dia 22 - 14h visita do Projeto Pé de Moleque da cidade de Cambuquira

A noite do dia 22 foi marcada pela presença de mais de 100 pessoas, destes 50 eram alunos do projeto “Poupança Jovem”, 30 do CMEJA São João que prestigiaram o encontro com o Movimento Laranja, com o tema “Cultura do cuidar” com Letícia Lopes, Júlia Lopes, Sabrina Morais e Beatriz Barbato e do bate-papo com os membros da Escola do Legislativo: Mônica Franco, Lucas Sagiorato, Fábio Wendel e Maria Alice Gonçalves, que falaram sobre sustentabilidade apresentando a todos projetos e trabalhos por eles desenvolvidos.

dia 19 vsita lúdica Em Palco com a EM Anathália Luordes Camanducaia

No dia, 19 às 14h, os artistas Djalma Lopes e Carlos Barros cerca de 40 crianças da Escola Municipal Anathalia Lourdes Camanducaia para uma visita lúdica ao Museu com a atividade “Caça aos tesouros históricos”. A atividade foi repetida nos dia 20 e 21, com 25 alunos da Escola Josefa Torres e 34 do Centro de Educação Infantil Abelhinha Mágica.
A Escola Estadual Ana Augusta também prestigiou a Semana de Museus com um total de mais de 80 alunos, participando de visita ao Museu e da primeira edição da Rádio Balangandan, no último dia 20 de maio.

Dia 21 Rádio balangandan

A Rádio Balangandan, que é um projeto aprovado pelo Fundo Municipal da Lei de Incentivo à Cultura de Pouso Alegre fez duas apresentações: dia 20 e 21 de maio. As apresentações tiveram a participação especial da índia Potira Mandu (Magda Bast) que trouxe para as crianças curiosidades sobre a história de Pouso Alegre com o quadro “Você Sabia?” que abordou o Rio Mandu, Árvore Grande e o nosso Museu Histórico. A abordagem do espetáculo foi voltada para a questão da sustentabilidade, tema central da nossa 13ª Semana Nacional de Museus. As atividades lúdicas com músicas proporcionaram a interação entre apresentadores e plateia. Além dos alunos da Escola Ana Augusta, que participaram no dia 20, mais de 80 alunos do Centro Educacional Reis Magos também prestigiaram o evento.

Sábado, 23, foi o dia do projeto “Música no Museu”. Recebemos, para a primeira apresentação musical, a Camerata JKO, também um projeto contemplado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Com um repertório variado, do clássico ao polular, o regente Dilermando Lauriano, conseguiu emocionar todos os presentes.

No domingo, 24, o Museu participou do Evento “VivaCidade” com a exposição “Rio Mandu”, que aconteceu no Parque Natural de Pouso Alegre. Um dia com muitas atrações e um público significativo. Mais de 400 pessoas passaram pelo varal histórico.

Além de todas essas atividades, mais de 660 mudas de árvores foram doadas durante toda a semana para os visitantes, tanto no Museu, quanto no Parque Natural de Pouso Alegre. Foram distribuídos também exemplares do livro “Pouso Alegre em Cores”, que foram doados por seus autores: Fernando do Vale e Henrique Monteiro. Todas as pessoas que participaram das atividades da Semana Nacional de Museus, ganharam o kit do Museu, composto por cartilha infantil, folder, bloco de anotações e sementes de girassol. O transporte dos estudantes de Pouso Alegre foi realizado através do Projeto “Passeio pela História”.

Para a coordenadora do Museu, Magda Amélia, a semana foi bastante produtiva com uma gama de atividades que possibilitou o acesso de todos os tipos de público. “Recebemos visitantes de todas as idades e remetemos a eles reflexões sobre o cuidado com o meio ambiente, em especial, com nossos rios e nossa natureza. Além de possibilitar a divulgação do Museu resultando em agendamento de visitas para todo o mês de junho, foi possível fazer com que o nome do nosso Museu ficasse em evidência, atingindo assim o objetivo do Ibram – Instituto Brasileiro de Museus, para essa semana”, finalizou.