Imagem: Juliana Dacoregio/ Flickr
Imagem: Juliana Dacoregio/ Flickr

Quadrilha, comidas feitas com milho e brincadeiras tradicionais. Estes são os principais ingredientes das festas juninas. Se a ideia é se divertir muito nesta época, seguem diversas sugestões de atividades para incrementarem os festejos:

Corrida do saco: Cada pessoa entra em um saco grande, que vai até a cintura, e aposta corrida pulando dentro dele, com os dois pés juntos, até a linha de chegada.

Ovo na colher: Cada participante segura a colher com a mão ou com a boca, e põe um ovo cozido nela. Ganha quem chegar primeiro no outro lado sem derrubar o ovo.

Corrida do Saci: São traçadas duas linhas paralelas e distantes uma da outra. Na primeira, os participantes tiram os sapatos e eles são levados para trás da linha de chegada, onde são misturados. Quando é dado o sinal, todo mundo sai pulando com o pé esquerdo até a outra linha. Chegando lá cada um tem que achar e calçar seu sapato e voltar pulando com o pé direito. Vence quem chegar primeiro e estiver calçado de modo correto.

Dança das cadeiras: Faz-se um círculo com as cadeiras e os participantes dançam em volta delas. Quando a música para, todo mundo senta, mas sempre fica alguém em pé, porque tem uma cadeira a menos do que o número de participantes. Quem não consegue sentar sai, e mais uma cadeira é retirada. A dança recomeça e no final ganha quem sentar na última cadeira.

Dança da laranja: Vários casais colocam uma laranja entre as testas e começam a dançar. Os casais devem dançar sem tocar na laranja com as mãos. Se a laranja cair no chão, o casal é desclassificado. A música continua até que fique só um casal.

Correio elegante: Um carteiro fica andando pela festa recolhendo e entregando bilhetes dos casais que estão paquerando.

Carrinho de mão: Esta brincadeira é realizada em duplas. Quem está na frente apoia as mãos no chão e estica as pernas. O parceiro que fica atrás levanta as pernas do que está na frente, e fica entre elas, segurando na altura do joelho. Quando é dado o sinal, as duplas correm, um com os pés e o outro com as mãos. Ganha quem chegar primeiro no outro lado. Quem cair volta para a linha de largada.

Pesca da maçã: Em uma bacia com água coloca-se algumas maçãs. Cada participante coloca as mãos nas costas e tenta morder uma maçã. Quem conseguir ganha um brinde.

Cabo de guerra: Trace uma linha no chão, divida o local do jogo ao meio, e separe os participantes em dois times iguais. Cada grupo fica em fila num lado, segurando uma corda de uns cinco metros de comprimento. O meio da corda deve ficar em cima da linha traçada no chão, e, quando é dado o sinal, os participantes puxam a corda para o seu lado. Vence o grupo que conseguir fazer um participante do outro grupo pisar a linha traçada no chão.

Acerte as argolas: Enche-se garrafas de refrigerante (plásticas e grandes) com água ou areia e aperta-se bem as tampas. Arruma-se as garrafas no chão com pelo menos um palmo de distância entre elas. Faz-se uma linha de arremesso a cerca de 1,5 metros de distância. Cada participante recebe cinco argolas (ou pulseiras), para fazer cinco tentativas. Vence quem deixar mais argolas presas nos gargalos das garrafas.

Boca do palhaço: Desenha-se numa cartolina o rosto de um palhaço com uma boca bem grande. Recorta-se a boca. Coloca-se o desenho sobre uma grande caixa de papelão (sem tampa) e, com um lápis, marca-se o local onde irá ficar a boca. Recorta-se esse local e depois cola-se o rosto do palhaço na caixa. Cada participante recebe três bolinhas de borracha, para fazer três tentativas. Vence quem acertar mais bolinhas. Nota: As bolinhas podem ser feitas com meias. Basta encher a ponta de cada uma delas com jornal, até que fiquem redondas e durinhas, depois, é só dar um nó.

Pescaria: Recorta-se os peixes em cartolina colorida. Faz-se um corte no lugar da boca do peixe e prende-se um clipe ali (parecerá uma argola). Faz-se varas de pescar amarrando um barbante em cada vareta. Depois, na outra ponta do barbante amarra-se um outro clipe aberto na lateral. O clipe quando aberto tem o formato de gancho, como um anzol. Espeta-se os peixes numa grande bacia (ou banheirinha plástica) com areia. Cada participante pode fazer três tentativas. Vence quem pescar mais peixes.