Vídeo gravado por ex-funcionário mostra líquido escuro sendo despejado no Rio Mandu.
Vídeo gravado por ex-funcionário mostra líquido escuro sendo despejado no Rio Mandu. Imagem: Reprodução EPTV

Uma empresa de reciclagem de baterias e pilhas de Pouso Alegre esta sendo alvo de uma denúncia por descarte irregular de chumbo no Rio Mandu. A denúncia foi feita por um ex-funcionário, que gravou um vídeo mostrando um líquido escuro sendo despejado por um cano no Rio Mandu.

A empresa se defendeu negando que o vídeo tenha flagrado alguma irregularidade. A Polícia Militar de Meio Ambiente fez uma vistoria no local e o flagrante não foi confirmado, mas constatou irregularidades no piso como rachaduras que possam causar infiltração e comprometer o lençol freático.

MPT diz que vai investigar novas denúncias contra empresa de reciclagem de Pouso Alegre, MG (Foto: Reprodução/ EPTV)
MPT diz que vai investigar novas denúncias contra empresa de reciclagem de Pouso Alegre, MG
(Foto: Reprodução/ EPTV)

Em nota, a MS Metais, alvo da suspeita, informou que possui licença ambiental e faz rigoroso tratamento de todo material descartado. Ainda conforme a empresa, os buracos no piso apontados pela Polícia Militar de Meio Ambiente serão consertados e todos os funcionários recebem equipamentos de segurança.

Essa não é a primeira vez que a MS Metais é alvo de denúncias por descarte irregular de chumbo. Em 2006, o Ministério Público do Trabalho (MPT) obteve um relatório que apontava a ocorrência de níveis de chumbo acima do permitido em 10 das 12 amostras coletadas na empresa, o que gerou uma multa de cerca de R$ 4 milhões.

A procuradoria informou que as denúncias serão investigadas. A Superintendência Regional de Regularização Ambiental declarou, por meio de nota, que a MS Metais não possui licença ambiental.