Presidente da Câmara discursa no lançamento do livro 'Constituição em Miúdos'
Presidente da Câmara discursa no lançamento do livro ‘Constituição em Miúdos’

O sonho de levar aos jovens do Ensino Fundamental II de todo o Brasil o conteúdo da Constituição Federal de uma maneira mais fácil e acessível se tornou realidade com o lançamento da Constituição em Miúdos, na manhã desta quarta-feira, 10, em Vitória, no encontro da ABEL – Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas.

Os senadores, deputados, conselheiros dos tribunais de contas, diretores de escolas do legislativo, vereadores e autoridades de todo o Brasil que estavam presentes consagraram o livro “Constituição em Miúdos” como um marco para a educação cidadã dos jovens, devida a sua importância para a conscientização dos direitos constitucionais e principalmente pela sua forma de despertar nos estudantes a vontade de participar da política do país.

O presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre, Rafael Huhn (PT), e a presidente da Escola do Legislativo, Dulcinéia Costa (PV), participaram do lançamento da Constituição em Miúdos e acompanharam todo o encontro da ABEL, prestigiando o evento, demonstrando apoio e incentivo aos projetos da Escola do Legislativo professor Rômulo Coelho.

“Este é um momento de extrema importância para nossa cidade. A adaptação da Constituição para o público juvenil, produzida por meio da nossa Escola do legislativo, coloca Pouso Alegre entre as melhores escolas de cidadania do Brasil. Com muito orgulho parabenizo a equipe de trabalho liderada pela competente e querida Madu Macedo”, comemorou o vereador Rafael Huhn.

Para Madu Macedo, diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre e autora da Constituição em Miúdos, é uma vitória poder compartilhar esse trabalho e disseminá-lo em todo país. “É um sonho se realizando, ver a Constituição em Miúdos sendo lançada com o apoio do Senado Federal, por meio do presidente da ABEL, Florian Madruga, que possibilitará um alcance aos jovens de todo o Brasil, efetivando de fato a participação política e o conhecimento dos direitos constitucionais”, destaca.

Pouso Alegre dá exemplo de cidadania para o País ao elaborar Constituição adaptada para o público juvenil
Pouso Alegre dá exemplo de cidadania para o País ao elaborar Constituição adaptada para o público juvenil

O livro Constituição em Miúdos, uma releitura da Constituição Federal, foi iniciado no segundo semestre de 2014. A ideia inicial de produção do material surgiu de uma conversa informal entre a diretora da Escola do Legislativo, Madu Macedo, e o presidente da ABEL (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas), Florian Madruga. O objetivo era elaborar um livro para que os jovens compreendessem com mais facilidade a Constituição, uma vez que o texto original é considerado denso para a faixa etária do Ensino Fundamental.

O livro foi escrito pela servidora de carreira da Câmara de Pouso Alegre, Madu Macedo, com coautoria das servidoras Mônica Fonseca e Tatiana Rezende, e também com a colaboração de Lívia Macedo, Geovan Ferraz, Mateus Hope, Nilson da Silva Rebello e Gislaine Buosi.

A diagramação foi feita pela assessora do Museu Histórico da Câmara Municipal “Tuany Toledo”, Cristiane Reis, e a revisão gramatical pelo agente cultural Mayke Riceli. Ilustração de Luís Fernando Costa, e orientação jurídica foi uma colaboração do advogado Geraldo Cunha Neto.