Informativo FAI – O PIE – Programa Integrado de Engenharia é uma das inovações do curso de Engenharia de Produção da FAI. Por meio do Programa, que é interdisciplinar, os alunos, já nos primeiros semestres do curso, vivenciam a realidade da empresa, seja no estudo de problemas na área de processos industriais ou na resolução deles, dependendo do grau de estudo em que se encontram. Na ultima semana, os acadêmicos apresentaram os projetos do PIE para bancas compostas por professores e executivos das empresas que participam do Programa.

De acordo com a coordenadora do curso, Profa Dra. Sandra Carvalho, o PIE é um grande diferencial do curso FAI. “Na região é inédito. No Brasil, são poucas faculdades que oferecem. Saímos na frente mais uma vez”, relata a coordenadora que destaca a motivação dos alunos envolvidos no programa. Quanto ao nível das apresentações, ressalta: “Estão excelentes, no nível de TCC”.

Apresentação do projeto para a empresa Prática de Pouso Alegre. Foto: Divulgação FAI
Apresentação do projeto para a empresa Prática de Pouso Alegre. Foto: Divulgação FAI

O aluno Diego Sepúlveda, do 3º período do curso, membro da equipe que está desenvolvendo estudo na empresa AG, de Santa Rita do Sapucaí, comenta: “O PIE é uma grande experiência para o aluno, é como se fosse um pré-estagio que nos aproxima da prática e também dos livros, pois estudamos várias teorias para escolher qual é a mais adequada na resolução dos problemas do processo industrial da empresa”.

Para o aluno André Henrique Alves do Vale, do 1º período do curso, participar do PIE é um ensaio para o mercado de trabalho. “Já dá para sentir a atuação do engenheiro dentro da empresa buscando soluções para resolver problemas. Excelente projeto!”,  salienta. Opinião compartilhada pelo aluno Felipe Pinheiro, do 3º período, que ressalta: “O PIE permite aos alunos resolver um problema real na empresa. Dá uma noção do que vamos encontrar no mercado de trabalho.Também possibilita-nos aplicar o conhecimento teórico na prática”.

O aluno Tháles Luiz Renó, do 3º período do curso, integra a equipe que está desenvolvendo o projeto na empresa Prática, de Pouso Alegre. “Detectado o problema com o estoque da empresa, estamos agora propondo soluções para saná-lo. Disputamos com outra equipe. Esperamos que nossa equipe seja a vencedora e que sejamos contemplados com uma vaga para expor nosso projeto na Faitec – Feira de Tecnologia da FAI, que acontece em outubro“, diz, confiante.

Apresentação do projeto para a CooperRita. Foto: Divulgação FAI
Apresentação do projeto para a CooperRita. Foto: Divulgação FAI

Na disputa também por uma vaga para desenvolver o projeto na empresa Prática está a equipe do aluno Raphael Palini, do 3º período do curso. “Estamos muito empenhados em desenvolver uma solução inovadora e representarmos a empresa na Faitec, mas se não formos vitoriosos, valeu a oportunidade, pois aprendizado não tem nota”, fala, com entusiasmo.

O Programa é bem acolhido pelas empresas participantes. O gerente industrial da Exsto Tecnologia Ltda, Alexandre Rodrigues Fernandes, relata: “Além de possibilitar à empresa a oportunidade de contribuir com a formação dos alunos, o que vai de encontro a nossa missão como empresa, levou-nos a refletir sobre aspectos importantes de nossos processos à medida que fomos submetidos aos questionamentos. Tenho certeza que esta relação só tem a contribuir para o crescimento da FAI, dos seus alunos e das empresas que se propuseram a participar do projeto. Espero que as próximas etapas sejam ainda mais positivas e reforce a relação ganha-ganha”.

Outra empresa participante do projeto é a CooperRita. O desafio para o grupo vencedor é encontrar a melhor solução para equiparar a produção com as vendas dos derivados dos produtos fabricados pela empresa. A encarregada da usina da CooperRita, Tatiane Baraldi, que está acompanhando o projeto, relata: “Este projeto é extremamente importante para a empresa, pois no dia a dia não visualizamos a solução para o problema, além de fortalacer nossa parceria de anos com a FAI”.

O PIE-II é realizado com os alunos do 3º e 4º períodos. Participam também do projeto, além das empresas Prática, Exsto, AG e CooperRita, as empresas Intelbras e Construtora J.Costa.