R. Comendador José Garcia. Imagem: Google
R. Comendador José Garcia. Imagem: Google

As obras das galerias pluviais que iniciaram na Avenida Dr. João Beraldo, também serão realizadas na R. Comendador José Garcia e adjacentes já a partir da próxima semana. O comunicado foi feito pela prefeitura nesta noite de quinta-feira (11). Segundo a prefeitura, as máquinas devem começar a trabalhar na próxima semana e o término está previsto para o mês outubro.

As obras começarão no cruzamento entre a Avenida Comendador José Garcia até a Rua João Basílio, seguindo pela Rua Monsenhor Dutra e continuarão à direita na Rua Bom Jesus.

Segundo a prefeitura, em alguns pontos da Comendador José Garcia, a escavação será feita numa profundidade de quase cinco metros e a tecnologia a ser utilizada compõe tubos de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), com vida útil estimada em até 100 anos. Ainda de acordo com a prefeitura, o material possui um formato cilíndrico, sem arestas e com superfície lisa, o que garante um melhor escoamento da água.

De acordo com Rodrigo Otávio Sad, Coordenador Geral de obras da empresa responsável pelo projeto, estudos do solo das vias, apresentam características de muita umidade, onde podem aparecer interferências, como esgotos clandestinos feitos há muitos anos. “Mesmos com essas interposições, vamos trabalhar para resolvê-las”, disse.

Enchente final de 2014 na R. Comendador José Garcia. Foto: Reprodução Facebook / Kenya Ponciano Chagas
Enchente final de 2014 na R. Comendador José Garcia. Foto: Reprodução Facebook / Kenya Ponciano Chagas

A Avenida Comendador José Garcia foi construída por volta da década de 40 e há aproximadamente 20 anos que os comerciantes e moradores da região sofrem com os alagamentos no local. No dia 31 de dezembro de 2014, uma forte chuva fez com que muitos depósitos e estoques de comércios fossem prejudicados. Em algumas ruas, a água chegou a atingir cerca de 1,70 de altura.

Para as obras, estão sendo investidos R$5,8 milhões, por meio do programa Urbaniza, para a construção das novas galerias. As obras da Avenida Dr. João Beraldo começaram a ser construídas em março e estão previstas para serem encerradas até o final de junho.

Mudanças no trânsito

Partes da Avenida Comendador José Garcia e da Rua Monsenhor Dutra serão as primeiras a terem o trânsito interditado. A extensão do fechamento do trânsito começará na esquina da Avenida Comendador José Garcia com a Rua João Basílio e seguirá entrando a esquerda na Rua Monsenhor Dutra.

Neste ponto, a rota alternativa para os motoristas poderá ser feita pelas ruas João Basílio, Marechal Deodoro ou Silvestre Ferraz, seguindo em direção a Rua João Parenti, que dará acesso novamente a Avenida Comendador José Garcia.

Outra interdição no trânsito acontecerá na Rua Bom Jesus, com início na esquina da Rua Dr. José Alfredo de Paula até a Rua São João. A rota alternativa será pela Rua Cel. Ribeiro de Abreu, retornando pela Rua São João, com acesso novamente à Rua Bom Jesus.

As linhas de ônibus que passam pela Avenida Comendador José Garcia serão desviadas para a Avenida Vicente Simões, no ponto de ônibus próximo ao Supermercado Alvorada, e retornarão a Comendador na altura do Hospital Samuel Libânio, onde também há um ponto de ônibus.

Mapa da 2ª etapa das obras. Imagem: Divulgação Prefeitura.
Mapa da 2ª etapa das obras. Imagem: Divulgação Prefeitura.

Projeto de obra será apresentado pela Acipa e Prefeitura

A Prefeitura Municipal, com apoio da Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre (Acipa), convidam os comerciantes e moradores da Avenida Comendador José Garcia, Rua Monsenhor Dutra e Rua Bom Jesus para conhecerem o projeto das obras das galerias pluviais, que será apresentado na próxima segunda-feira, dia 15/06, às 10h, no auditório da Acipa, na Praça Senador José Bento, Centro.