Imagem: Divulgação Câmara
Imagem: Divulgação Câmara

Na última semana, o Museu Histórico Municipal Tuany Toledo inscreveu-se para a 9ª edição da Primavera dos Museus. Com o tema ‘Museus e Memórias Indígenas’, a Primavera dos Museus ocorrerá entre os dias 21 e 27 de setembro. A ação é de responsabilidade do Ibram – Instituto Brasileiro de Museus, e visa o aumento do número de visitantes nos Museus Brasileiros durante a realização da semana.

A programação é de responsabilidade de cada instituição que, a partir de sua realidade, desenvolve atividades pertinentes ao tema proposto. O Museu de Pouso Alegre já começou a preparar a programação, com a confirmação da presença da tribo Xucurus-Kariris, para uma apresentação de dança. Em agosto, será divulgada a programação oficial do evento, que contará com atividades para adultos e crianças. “O tema memórias indígenas nos remete à ideia de que os índios já habitam o território brasileiro há muitos anos e, em todas as cidades temos a presença de algum legado indígena, o que demonstra assim a importância da preservação das memórias indígenas como integrantes do processo social e histórico na formação de cidadãos mais conscientes e de cidades mais amparadas nos conhecimentos trazidos por esse povo”, explica a coordenadora do Museu, Magda Bast.

De acordo com o Ibram, ao longo das oito edições, a participação das instituições teve um crescimento médio de 18% ao ano, e o número de eventos cadastrados, de 21%. A Primavera dos Museus é realizada anualmente desde 2007, sempre no segundo semestre, no início da primavera.

De acordo com Magda há boas expectativas para o evento. “Como todos os anos, estamos desenvolvendo uma programação especial, para todos os tipos de públicos, para que toda a comunidade de Pouso Alegre e região sinta-se acolhida e motivada a visitar o nosso querido Museu Histórico Municipal Tuany Toledo”, conclui.