Concentração total: alunos de Administração durante a avaliação. Foto: Assessoria
Concentração total: alunos de Administração durante a avaliação. Foto: Assessoria

FAI – Concentração, foco e silêncio. Foi neste ambiente que os alunos da FAI participaram do SIAI – Sistema Integrado de Avaliação Institucional no dia 12 de agosto. A avaliação, que faz parte do calendário da Faculdade, está em consonãncia com o Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Ministério da Educação). As provas constam de questões específicas de cada curso e de conhecimentos gerais. São elaboradas  pelos coordenadores acadêmicos com a colaboração dos professores.

Para o diretor da Faculdade, professor José Cláudio Pereira, a avaliação é uma importante ferramenta no processo ensino-aprendizagem, pois o resultado dela oferece elementos que são utilizados na melhoria contínua da qualidade dos cursos ministrados pela Instituição. “Após análise das informações obtidas, damos feedback  aos alunos e aos professores e entregamos certificados aos três melhores alunos de cada turma como forma de reconhecimento ao desepenho obtido”, destaca, o diretor.

Após o término da avaliação, os alunos comentaram sobre o assunto. “Interpretação foi fundamental para responder as questões”, declarou a aluna do 2º ano de Sistemas de Informação Shaeny Paula Oliveira e Silva, que considerou a avaliação como excelente. O aluno do 3º ano de Administração Henrique Silvestre Januzzi avaliou a prova como equilibrada “com textos não muto longos, com conceitos estudados em sala de aula”. O aluno do 2º período de Engenharia de Produção Gabriel Borges considerou as cinco questões discursivas mais fáceis que as objetivas. Conclui: “Com exceção das questões abertas, a prova estava semelhante ao Enem.” Para a aluna do 6º período de Pedagogia Gabriela Eduarda de Cássia Faria, que fez prova digital, uma inovação do seu curso, a atenção foi fundamental para a realização da prova. “Gostei muito do estilo da avaliação e o que mais me encantou foi o resultado imediato obtido após a finalização da prova”, disse ela, confidenciando sobre a nota obtida.

Alunos de Pedagogia participam da avaliação digital, uma inovação do curso. Foto: Assessoria
Alunos de Pedagogia participam da avaliação digital, uma inovação do curso. Foto: Assessoria

INOVAÇÕES NO CURSO DE PEDAGOGIA

O curso de Pedagogia inovou o sistema de avaliação com o uso do ambiente virtual de apredizagem AVA, uma plataforma desenvolvida pela empresa Maxintv.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Valéria Paduan, as vantagens da utilização desta solução são inúmeras. Comenta, ela: “Primeiro, após o término da prova, os alunos já têm acesso ao resultado obtido; segundo, contribui com o meio ambiente, uma vez que a prova é digital e dispensa o uso do papel; terceiro, os relatórios gerados pelo sistema possibilitarão uma análise mais detalhada sobre os pontos que deverão ser revistos com os alunos, contribuindo assim para uma formação mais sólida dos mesmos e, por último, permite-nos criar um banco de dados de questões classificadas por categoria e grau de dificuldade”. E conclui: “O curso de Pedagogia inovou o seu instrumento de avaliação, quebrando o paradigma de que os educadores possuem resistência às mudanças e em especial ao uso das novas tecnologias educacionais”.

Outra inovação do curso foi a criação da comissão SIAI, que elaborou a prova com a colaboração dos professores do curso. Fazem parte da comissão os professores Camila Zucarelli, Luciana Pontes, Margarete Siqueira, Rosa de Lorena e Thiago Freitas, com a coordenação da professora Valéria Paduan.

Comissão SIAI do curso de Pedagogia. Foto: Assessoria
Comissão SIAI do curso de Pedagogia. Foto: Assessoria