Campanha contra Poliomielite começa no próximo sábado, 15
Campanha contra Poliomielite começa no próximo sábado, 15

A 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite terá início neste sábado, 15 e vai até o dia 31 de agosto. A meta para Pouso Alegre é vacinar 7717 crianças de seis meses a cinco anos de idade. As ações são realizadas em parceria entre o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinas das crianças e protegê-las da paralisia infantil.

No sábado, 15, durante a mobilização pelo “Dia D”, a vacinação estará ocorrendo nos seguintes pontos: Unidades Materno Infantil e de Saúde do bairro São Geraldo; Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos bairros Jardim Brasil, Cidade Vergani, Pão de Açúcar, Cidade Jardim (localizado na Casa Dia), CAIC do São João e Esplanada; Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Belo Horizonte, Árvore Grande, Jardim Yara e Colinas Santa Bárbara; e Centro de Saúde Puericultura, no Centro.

Nos demais dias da Campanha todas as salas de vacinas do município, assim como os Centros de Saúde da Família dos bairros Algodão, Cruz Alta e Pantano estarão aplicando as doses.

Também serão ofertadas as vacinas que compõem o calendário básico da criança, como as doses contra febre amarela, hepatite B, o rotavírus humano e tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

Poliomielite

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa causada pelo polivírus, que afeta nervos e pode causar fraqueza muscular permanente e paralisia irreversível. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos.

Esta será a 36ª Campanha Nacional e neste ano está sendo comemorado o 26º ano sem a doença no país. Atualmente, a cobertura vacinal brasileira contra a doença é acima dos 95%, considerada um exemplo para o restante do mundo.

A poliomielite pode ser transmitida por secreções expelidas pela boca de pessoas infectadas, ao falar ou tossir. A infecção também pode ocorrer através do contato com fezes de indivíduos infectados, por isso a transmissão é facilitada em locais com falta de saneamento e higiene.

Com informações: Ascom PMPA