Cartaz da Gincana Empreendedora FAI. Imagem: Divulgação
Cartaz da Gincana Empreendedora FAI. Imagem: Divulgação

Lançada no final do primeiro semestre deste ano, a Gincana FAI – Empreendedores na Escola está movimentando as escolas da região. A Gincana consiste na realização de tarefas de cunho social relacionadas com o tema empreendedorismo social envolvendo estudantes e professores de Santa Rita do Sapucaí e de outras cidades pertencentes às Superintendências de Ensino de Pouso Alegre e Itajubá.

De acordo com a professora Eunice Gomes de Siqueira, da comissão organizadora, o objetivo da Gincana é envolver equipes de estudantes em atividades que as levem a propor projetos que possam transformar ou melhorar a sua comunidade escolar. “Por exemplo: para melhorar o aproveitamento de energia, água ou de alimentos consumidos dentro da escola; conservar o patrimônio escolar; aumentar a disciplina e o respeito mútuo, dentre outros”, exemplifica a professora.

A vice-diretora da Faculdade, professora Silvana Lima, que também integra a equipe de organização da gincana, reforça: “Este projeto vem despertar nos alunos do ensino médio, que ora finalizam mais um ciclo de suas vidas, a postura pró-ativa e o olhar crítico de quem agora deve, e é capaz de propor melhorias para o lugar no qual passaram anos de suas vidas, a escola, possibilitando-a ser melhor para os próximos alunos que virão”.

Avaliação dos projetos

Na fase inicial, as escolas se inscreveram e formaram equipes de alunos que estão trabalhando nos projetos sobre o tema proposto. A segunda fase tem início na proxima semana com a avaliação dos projetos nas escolas. Cada equipe participante irá apresentar sua proposta para um júri composto por dois representantes da FAI e dois representantes da escola.

Apenas um projeto de cada escola será escolhido para ser apresentado na fase final da Gincana a ser realizada em 3 de outubro em Santa Rita do Sapucaí. As três escolas vencedoras serão contempladas com uma TV Led 50″ e uma bolsa de estudos para um curso de pós-graduação da FAI (1º lugar); um projetor multimídia (2º lugar) e uma impressora multifuncional (3º lugar).

Fonte: Assessoria FAI