Tremor foi sentido em diversos locais da cidade. Foto: Arquivo Airton Chips
Tremor foi sentido em diversos locais da cidade. Foto: Arquivo Airton Chips

A terra tremeu em Pouso Alegre no início da noite desta terça-feira (15). O tremor ainda foi acompanhado por um forte barulho, semelhante ao de uma explosão.

O abalo foi registrado pelo observatório sismológico da Universidade de Brasília (UnB), às 18h19m. O abalo em Pouso Alegre teve magnitude de 1,8 na escala Richter. Cinco estações próximas a Pouso Alegre conseguiram captar o tremor.

Segundo o observatório, o sistema indica que o evento não teve causas naturais. A UnB ainda informou que o abalo é considerado pequeno e que provavelmente foi provocado por algum agente externo, não tendo relação com terremotos.

Suspeitas

Após o PousoAlegrenet divulgar o abalo na rede social, mais de 500 pessoas relataram ter sentido a terra tremer, e começaram a levantar hipóteses. Entre as versões, ganhou força a de que o abalo teria sido causado por uma explosão em uma pedreira.

Detonação em pedreira foi apontada por populares como origem do tremor, mas proprietário nega (Foto: Reprodução/ EPTV)
Detonação em pedreira foi apontada por populares como origem do tremor, mas proprietário nega
(Foto: Reprodução/ EPTV)

A pedreira fica na zona rural, a mais de 10 km do Centro. O proprietário, Valdecir Paronetti Dorta, confirma que foi feita uma detonação no local, mas em horário diferente do relatado pelos moradores. “O horário foi 16h30. Depois das 18h, a gente nem pode detonar. O processo nosso aqui foi certinho”, afirmou a EPTV.

Sem denúncias

Procurada, a Polícia Ambiental declarou não ter recebido nenhuma denúncia sobre a atuação das duas pedreiras existentes na cidade, e que ambas atuam de forma regular. Em nota, o corpo de bombeiros informou que não recebeu nenhum chamado.