No início eram 48 times de Pouso Alegre e região na disputa pelo título do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais, a Copa COE. Cinco meses depois, restam quatro. E a definição dos campeões da nona edição do torneio acontece neste final de semana, no estádio municipal Capitão Nelson Massafera.  Na Série Prata, a briga é entre Canarinho e São Benedito enquanto na Ouro a disputa será entre velhos rivais: Flamengo e Sport São João.

Trajetória

Para chegar à decisão da Copa COE – Série Ouro, tanto Flamengo, quanto Sport São João tiveram que passar por adversários fortes e tradicionais nas fases anteriores. O Flamengo deixou para trás equipes como Aquarela, Poço Fundo e Óticas Diniz, que era considerada uma das favoritas ao título este ano. Já o Sport São João eliminou Catarinense, último campeão, Massaranduba e VRM Madureira.

Essa será a terceira final consecutiva do Flamengo, que perdeu as outras duas, e a quarta do Sport São João, que já conquistou um título da Copa COE, justamente em cima do rubro-negro, em 2013. De lá para cá, a rivalidade entre as equipes só aumentou e a expectativa dos jogadores e torcedores para esta nova decisão é grande. Os organizadores esperam casa cheia no domingo (4), a partir das 16 horas.

O Flamengo confia em seu camisa 9, Claytão, para tentar vencer e ficar com o inédito título. O atacante, que em edições passadas chegou a brigar pela artilharia, dessa vez marcou apenas três gols. Fato que não preocupa a torcida, já que outros atletas vêm se destacando ao longo da competição, caso dos meias William e Matheus Pelézinho, que balançaram a rede na semifinal diante do Aquarela.

Pelo lado do Sport São João, que pode entrar para a história ao se tornar o primeiro e único bicampeão da Copa COE, a esperança de gols segue com Fabiano Miquimba. O experiente atacante, que teve passagens pelo futebol profissional, marcou em todas as partidas da equipe na competição. Um dos pontos fortes do atleta é a jogada aérea. Além dele, o Sport São João conta ainda com um forte meio de campo, comandado por Zé Bangu.

Na Copa COE – Série Prata – a briga promete ser emocionante também. Canarinho, de Turvolândia, e São Benedito, de Borda da Mata, participam da competição pela primeira vez. E os times da região não decepcionaram seus torcedores e surpreenderam muitos rivais. Para chegaram a decisão, as equipes deixaram para trás times como Guarani, do Chaves, Libertha, de Itajubá, Fazenda Velha, de Estiva, Ouro Fino, Plastfilm e Estrela Azul.

Pela campanha, o Canarinho pode ser considerado favorito a ficar com o título. Em seis jogos, a equipe venceu cinco e empatou um, além de ter marcado 40 gols e sofrido apenas nove. No entanto, o São Benedito, que oscilou na fase de grupos (três jogos, sendo uma vitória, um empate e uma derrota), cresceu no mata-mata (três jogos e três vitórias) e promete fazer um duelo bastante equilibrado contra o adversário no sábado (3), às 16 horas.

Premiação

Além do troféu, medalha e status de campeão do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais, estará em jogo neste final de semana a premiação em dinheiro para o campeão da Copa COE – Série Ouro. Assim como aconteceu nas edições passadas, quem vencer leva o prêmio de R$ 3 mil – o vice fica com R$ 1 mil. Na Copa COE – Série Prata, o prêmio é em cerveja. Campeão ganha duas caixas, enquanto o vice leva uma.

Com informações de assessoria