Cerimônia de assinatura contou com a presença de representantes negros e de vereadores.
Cerimônia de assinatura contou com a presença de representantes negros e de vereadores. Foto: Assessoria

O prefeito de Pouso Alegre, Agnaldo Perugini, sancionou na tarde desta sexta-feira (13) o projeto de Lei nº 5634/2015, que autoriza a criação da Semana Municipal da Consciência Negra em Pouso Alegre. A cerimônia de assinatura aconteceu com a presença de representantes negros, do autor do projeto, o vereador Mauricio Tutty, e de outros vereadores.

O Prefeito Municipal, Prof. Agnaldo Perugini, falou sobre a importância da Lei e propôs um minuto de silêncio, em lembrança a todos os negros que foram humilhados, desprezados, chicoteados e mortos no Brasil, vítimas da escravidão e do racismo. “Este dia não será apenas um feriado, mas sim um dia referência aos nossos irmãos negros que construíram a nação. Nosso país, nossas danças, músicas e vestimentas remontam a história de luta e sofrimento da comunidade negra”, destaca.

Para Manoel Aparecido da Penha, líder do movimento negro em Pouso Alegre, a importância do feriado e da data é o valor histórico e cultural, que foi esquecido durante milhares de anos. “É necessário que todos tenham a consciência de nossa história e reconheçam o quanto é importante este projeto ter sido aprovado”, afirma. Manoel conta que o grupo já está idealizando algumas propostas para o próximo ano. “Queremos, durante a Semana da Consciência Negra, realizar atividades nas escolas, levando essa fomentação das ideias, da valorização da cultura, às nossas crianças, com documentários e exposições de fotos, para o resgate cultural”, destaca.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo considerado feriado em cerca de mil cidades em todo o país. Foi nesse dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi dos Palmares, a liderança mais conhecida do Quilombo dos Palmares, que se localizava na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas. A fama e o símbolo de resistência e força contra a escravidão fizeram com que a data da morte de Zumbi fosse escolhida pelo movimento negro brasileiro para representar o Dia da Consciência Negra.