Aos 26 anos, professora da FAI defende dissertação de mestrado na FEA/USP
Aos 26 anos, professora da FAI defende dissertação de mestrado na FEA/USP

A professora Aline Mariane de Faria é a mais nova mestra da FAI. No dia 19 de janeiro, aos 26 anos, ela defendeu sua dissertação de mestrado em Administração com o título Financiamento Público de Apoio à Inovação: um Estudo em Empresas Incubadas de Base Tecnológica no Estado de São Paulo, na FEA/USP – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

A banca foi composta pelo orientador de sua dissertação, Prof. Dr. Moacir de Miranda Oliveira Junior, pelo Prof. Dr. Felipe Mendes Borin a Profa, ambos da FEA e pela Profa. Dra. Sandra Carvalho, da FAI, ex-professora de Aline e incentivadora de sua carreira acadêmica.

De acordo com Aline, a pesquisa foi aplicada entre empresas incubadas de base tecnológica do Estado de São Paulo e abordou a concessão de recursos pelas principais agências públicas atuantes no Estado: Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Prof. Sandra e Prof. Aline.
Prof. Dra. Sandra e Prof. Aline.

O estudo buscou analisar: “o Background do Empreendedor; a Maturidade do Estágio do Produto Inovador; e o Capital Relacional da Empresa. Com isso, este estudo tem como objetivo principal analisar as relações existentes entre as características da empresa e a concessão de recursos financeiros públicos para inovação”, relata a pesquisadora.

Segundo a pesquisadora, a contribuição do seu estudo para a literatura acadêmica sobre financiamento é a aplicação em micro e pequenas empresas, uma vez que os estudos já realizados enfatizaram médias e grandes empresas maduras no mercado.

A dissertação foi indicada pelo orientador do seu trabalho para concorrer ao prêmio de melhor dissertação da FEA.

Aline atua como professora dos cursos de Engenharia de Produção e de Administração da FAI e já está matriculada no doutorado na FEA/USP.