Pacientes terão que fazer o teste Glicêmico nos postos de saúde ou comprar o material.
Pacientes terão que fazer o teste Glicêmico nos postos de saúde ou comprar o material.

Pessoas com diabetes estão sem conseguir receber gratuitamente as lancetas e fitas reagentes usados para controle da diabetes na Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre. O problema começou a pelo menos duas semanas, devido a falta dos materiais.

Sem receber gratuitamente o material, os pacientes com diabetes precisam arcar com um custo mensal de R$ 100. Em reportagem da EPTV, pacientes contaram que sem ter como medir o índice glicêmico, também deixaram de aplicar a insulina, o que pode acarretar em sérios problemas de saúde.

Segundo o diretor de assistência farmacêutica do município, André Luiz Rios, o motivo é a validade dos produtos e a espera pela licitação dos medicamentos pelo governo do Estado. “As embalagens vem com 50 tiras para 50 dias úteis. Como falta 30 dias para terminar a validade, nós não podemos oferecer para a população. Mas nos postos de saúde e nas unidades a medição do índice glicêmico é feita normalmente. As lancetas não estão sendo distribuídas por causa da licitação, o que deve sair em até dois meses”, explica.