Os vereadores de Pouso Alegre aprovaram nesta terça-feira (2) a reforma administrativa da Câmara, proposta pelo atual presidente, Vereador Mauricio Tutty, e a mesa diretora. A reforma reduziu em média 21% os salários dos servidores comissionados. Além disso, contratos têm sido revistos, gerando cerca de 20% a 30% de economia.

Ok. Ótima notícia. Parabéns ao presidente da Câmara pela coragem. Sim, coragem. Pois para gastar dinheiro público e tentar agradar a todos, não se é necessário coragem. Coragem é necessário para quem precisa cortar, e lidar com a insatisfação dos atingidos.

Porém, nessa reforma faltou algo essencial. Dar o exemplo. Já que os servidores comissionados podem receber 21% a menos e continuar prestando os mesmos serviços a Câmara, por que os vereadores também não podem?

Vejam bem, não sou dos que acham que vereador tem que ganhar salário mínimo. Assim como médicos, juízes, diretores de empresas, vereadores tem uma enorme responsabilidade em suas mãos. Principalmente em cidades com tantas necessidades como Pouso Alegre, há muitas responsabilidades e trabalho a ser feito.

Um bom vereador não vai apenas na terça-feira a noite na Câmara para votar. Ele fica a disposição do povo, nas ruas, em seu gabinete, estudando e propondo projetos, fiscalizando, resolvendo conflitos políticos, abrindo caminhos. Por isso, merece e deve, até para evitar uma vulnerabilidade financeira, ser bem remunerado. E assim tem sido muito bem, com os atuais R$ 9.000.

Mas volto ao ponto fundamental. O melhor tipo de liderança é a liderança pelo exemplo. Será que não caberia a vocês vereadores darem o exemplo? Não apenas aos servidores afetados pela reforma, mas a para população que já sofre com a crise. Cortaram 21% dos salários dos servidores, o que os impede de cortar 21% do de vocês também?