Pessoas que viviam perto de árvores apresentavam menos problemas de saúde e se sentiam mais ricas.
Pessoas que viviam perto de árvores apresentavam menos problemas de saúde e se sentiam mais ricas.

Viver perto de árvores poderia realmente melhorar a sua saúde? Pesquisadores dizem que sim. Em um novo estudo publicado no começo do ano, uma equipe de pesquisadores apresentou um caso convincente sobre por que bairros urbanos cheios de árvores são melhores para a sua saúde física. A pesquisa apareceu na revista Scientific Reports.

O estudo chegou a quantificar o quanto uma adição de árvores em um bairro melhora os resultados de saúde. Os pesquisadores da Universidade de Chicago usaram um vasto conjunto de dados público de árvores urbanas, mantidos pela cidade de Toronto. Eles também tinham os registros de saúde de mais de 30.000 residentes de Toronto, relatando auto-percepções individuais de saúde, doenças cardíacas, a prevalência de câncer, diabetes, problemas de saúde mental e muito mais.

Dado o grande tamanho do estudo, os pesquisadores foram capazes de comparar o efeito benéfico de árvores em um bairro, de outros fatores demográficos bem conhecidos que estão relacionados com a melhoria da saúde, tais como idade e riqueza.

Assim, eles descobriram que “ter mais 10 árvores em um quarteirão da cidade, em média, melhora a percepção da saúde de forma comparável a um aumento da renda pessoal anual de US $ 10.000, ou de se mudar para um bairro com US $ 10.000 a mais de renda media, ou de ser 7 anos mais jovem.”

Os resultados são poderosos por causa do tamanho do estudo, mas no entanto, ainda não é possível afirmar por que as árvores parecem melhorar a saúde. Entre as possibilidades, estão a melhora da qualidade do ar, a redução do stress, e o aumento da propensão para exercícios em ambientes arborizados.

“As pessoas têm negligenciado os benefícios psicológicos do ambiente”, disse Berman. “Eu me sinto muito confiante para dizer a um município aumentar o número de árvores por quarteirão em 10“, disse Berman.