Encontro com secretário de Estado de Esporte busca fortalecimento do futebol americano em Pouso Alegre e em Minas. Foto: Assessoria
Encontro com secretário de Estado de Esporte busca fortalecimento do futebol americano em Pouso Alegre e em Minas. Foto: Assessoria

O presidente da Câmara de Pouso Alegre, vereador Mauricio Tutty (PROS), e o vereador Rafael Huhn (REDE), se reuniram, na tarde desta quarta-feira (17), com o Secretário de Estado de Esporte, Carlos Henrique Alves da Silva, e com Jonathas Silva Coelho, presidente do time de futebol americano Pouso Alegre Gladiadores, em busca de apoio para o esporte no município.

Na pauta de discussões uma série de propostas para alavancar o futebol americano em Pouso Alegre e no Estado: a organização de um campeonato mineiro, a cessão de uma sede à Federação dos Times de Futebol Americano no Mineirinho, a doação do primeiro Y (gol) do estado de Minas para a Federação Mineira de Futebol Americano, além do estreitamento das relações entre os municípios que já atuam no futebol americano. A ideia é unir forças entre estas cidades para valorizar a modalidade e obter maior visibilidade nos meios de comunicação.

Para o presidente da Câmara, o Pouso Alegre Gladiadores é um projeto que já nasceu grandioso. “Essa equipe, mais do que um time nos campos, é um verdadeiro grupo de engajamento social, que promove ações muito além do esporte”, afirma Mauricio Tutty. No ano passado, uma emenda do vereador garantiu uma subvenção de R$ 50 mil para o time de Pouso Alegre.

O vereador Rafael Huhn, grande incentivador e entusiasta do futebol americano, é autor do projeto de lei que declarou o time de Pouso Alegre como utilidade pública municipal. O parlamentar ainda contribuiu diretamente na implantação do projeto “Gladiadores do Futuro”, que leva o esporte para dentro das escolas.

No site oficial da Secretaria de Estado de Esporte, o Secretário responsável pela pasta demonstra otimismo e comprometimento com o grupo. “Queremos trabalhar no fortalecimento e organização da modalidade para conquistarmos ainda mais praticantes e torcedores para esse esporte que vem crescendo rapidamente no Brasil”.

O Pouso Alegre Gladiadores

Há pouco mais de cinco anos, o Pouso Alegre Gladiadores surgiu no município como primeira equipe de futebol americano. De lá para cá, tornou-se presença constante em campeonatos nacionais da modalidade, obteve o reconhecimento de associação de utilidade pública municipal e estadual, implantou o projeto ‘Gladiadores do Futuro’ em escolas municipais e estaduais, levando a inclusão do esporte para as salas de aula, e se organiza para construir sua sede em Pouso Alegre.

“Nós apoiamos desde o início este projeto por acreditar na capacidade de aglutinação desse grupo e no potencial inclusivo do futebol americano, um esporte que qualquer pessoa, independente do seu tipo físico pode praticar”, avalia Rafael Huhn. O vereador é autor do projeto que reconheceu a associação como entidade de utilidade pública e tem trabalhado pela inclusão do esporte na grade curricular das escolas de Pouso Alegre.