PPS assume presidência e PV a relatoria da CPI do Iprem. Foto: Câmara
PPS assume presidência e PV a relatoria da CPI do Iprem. Foto: Câmara

Os cinco vereadores que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Iprem se reuniram na tarde da sexta-feira (11) para definir os cargos de presidente e relator dos trabalhos de investigação. Por três votos a dois, Ney Borracheiro (PPS) foi o eleito para presidir a comissão. Pelo mesmo placar, o atual líder do governo na câmara, Wilson Tadeu Lopes (PV) ficou com a relatoria. O Partido Verde é considerada hoje a base do Governo Perugini (PT).

Ao presidente cabe a condução dos trabalhos, definir datas de reuniões, oitivas e cronograma de atividades. Já o relator é o responsável por redigir o documento final dos trabalhos, que apontará para as conclusões obtidas pela investigação e quais as ações recomendadas a partir delas. O grupo de trabalho ainda elegeu o peemedebista Gilberto Barreiro como secretário, responsável pela leitura de documentos quando solicitado pelos membros da CPI.

Com os cargos distribuídos, os vereadores passam agora à investigação de fato. A CPI investiga supostas irregularidades em repasses da Prefeitura para o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais, o Iprem. A comissão se baseia em uma denúncia apresentada por Luís Antônio dos Santos, o Campanha, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Pouso Alegre (Sisempa).

Está agendada para a próxima quinta-feira (17), a primeira reunião de trabalho do grupo. Os vereadores já começaram a elaborar uma lista de questionamentos que visa apurar as denúncias apresentadas na Casa. Uma lista com requisição de documentos também será apresentada. Os parlamentares têm 90 dias para concluir os trabalhos. O prazo é prorrogável por igual período.