O presidente da Câmara, Maurício Tutty, o presidente da Abel, Florian Madruga, e o presidente da ELPA, Rafael Huhn. Foto: Câmara
O presidente da Câmara, Maurício Tutty, o presidente da Abel, Florian Madruga, e o presidente da ELPA, Rafael Huhn. Foto: Câmara

Mais uma lição de cidadania vai sair da sala de trabalho da Escola do Legislativo da Câmara de Pouso Alegre (ELPA) para as escolas de todo o Brasil. Trata-se de uma cartilha de atividades pedagógicas para alunos do Ensino Fundamental 1, com exercícios relacionados ao conteúdo da Constituição Federal. De forma lúdica e dinâmica, o livro ajuda os pequeninos a fixarem conceitos de cidadania e vida em sociedade. Assim como a Constituição em Miúdos, outro trabalho pioneiro da ELPA, a cartilha será impressa na gráfica do Senado Federal.

Na tarde desta segunda-feira (07), o presidente da Câmara, Maurício Tutty, e o presidente da ELPA, Rafael Huhn, entregaram a cartilha nas mãos do presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel) e diretor executivo da gráfica do Senado, Florian Madruga. A diretora da Escola, Madu Macedo, foi a responsável pela elaboração do livro. Foi também sob sua direção que a Escola produziu a primeira releitura da Constituição Federal com linguagem infantil, a Constituição em Miúdos. O feito culminou na então inédita parceria entre Câmara de Vereadores e o Senado Federal para impressão da publicação cidadã.

A diretora agradeceu a parceria proposta mais uma vez pelo Senado Federal. “Foi uma grande satisfação saber que mais uma vez o Senado vai reproduzir um trabalho feito por nós na Câmara Municipal”, comemorou. Madu explica que a cartilha foi concebida para ser um instrumento pedagógico para que professores possam trabalhar com o livro “Constituição em Miúdos”.

O presidente da Câmara, Maurício Tutty, considera a cartilha mais uma das muitas referências criadas pela Escola do Legislativo de Pouso Alegre no campo da educação cidadã. “É com grande orgulho que podemos constatar que a ELPA está na vanguarda da educação cidadã. Se amanhã teremos cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres, mais politizados e sabedores da responsabilidade que cada indivíduo tem na vida em sociedade, é por que temos a contribuição fundamental da Escola do Legislativo de Pouso Alegre”, avalia Maurício Tutty.

Para Rafael Huhn, a cartilha, ao lado da Constituição em Miúdos, demonstra o protagonismo de Pouso Alegre em ações de longo prazo, que apostam na educação cidadã para colher resultados efetivos. “Muitas vezes tratamos algumas questões sociais com soluções imediatistas, que parecem mágicas à primeira vista, mas que se convertem em retumbantes fracassos. O trabalho desenvolvido pela Escola do Legislativo quebra essa lógica. Estamos falando de uma geração inteira de alunos que serão mais conscientes do seu papel enquanto indivíduos e enquanto cidadãos. Não é pouca coisa. É um acontecimento para nos encher de esperança”, conclui.

Com informações de Assessoria