
Moradores de Pouso Alegre e manifestantes do Grupo Coletivo Pouso Alegre, se manifestaram nos últimos dias sobre o anúncio feito pelo Prefeito Agnaldo Perugini de que irá enviar um projeto de lei a câmara para regulamentar a fiscalização do transporte público.
O anuncio feito na terça-feira (1) chegou a ser divulgado por canais de televisão e postada pela prefeitura no facebook. Na publicação na rede social, dezenas de pessoas questionaram porque deste projeto em véspera de eleição. Eles também criticaram o monopólio da princesa do Sul, e pediram que outras empresas possam operar na cidade, o que é uma reivindicação antiga da população.

Segundo os manifestantes do grupo coletivo Pouso Alegre, que organizou as manifestações referentes ao transporte público em 2013, o anúncio seria apenas um ‘jogo de cena’ às vésperas da eleição: “Às vésperas de eleição, eis o jogo de cena. Tudo muda – e, na verdade, o projeto de lei é um embuste [mentira], como comentaremos logo mais – pra tudo ficar igual. Nossa sugestão é a pergunta de um milhão: qual partido na cidade NÃO IRÁ aceitar dinheiro da TRISTEZA DO SUL nas próximas eleições?? A resposta, em nossa opinião, vai deixar o Rei nu na frente de todo mundo…” afirmaram os manifestantes eu sua página na rede social.
Promessa de 2013 não cumprida
Em 2013, após uma série de manifestações, o Prefeito Agnaldo Perugini havia anunciado a redução da tarifa de ônibus e que a prefeitura e a empresa Princesa do Sul fariam uma série de melhorias no transporte público da cidade. Passada as manifestações, dois anos e meio depois, a tarifa pulou de R$ 2,50 para R$ 3,00.
Já referente as melhorias, foi prometido: a Integração de 100% das linhas com o Bilhete Fácil; revitalização do terminal urbano da Duque de Caxias; implantação de pontos regionais; implantação de corredores de ônibus; implantação de câmeras e GPS em todos os veículos; criação do Departamento Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados; contratação de empresa especializada para realizar um auditoria externa do transporte coletivo; e ampliação da fiscalização do serviço. Porém, boa parte do que foi anunciado não foi cumprido.