A Semana de Conscientização do Autismo da Câmara de Vereadores de Pouso Alegre começou na manhã desta segunda-feira com uma caminhada de sensibilização pelo Centro de Pouso Alegre. À noite, no plenário da Câmara, o presidente da Casa, Maurício Tutty (PROS) fez a abertura oficial do período. Em seguida, o professor, pedagogo e psicopedagogo Luiz Henrique Carneiro ministrou a palestra “Educação e diversidade: a escola como espaço”.

O primeiro ato da Semana, organizada pela Câmara em parceria com a Secretaria de Educação e Superintendência Regional de Ensino, com apoio do SESC Pouso Alegre, Acipa e Usina, foi uma caminhada de sensibilização que partiu do pátio do Terminal Rodoviário em direção à Praça Senador José Bento. Centenas de alunos das escolas municipais e estaduais, pais e educadores se reuniram na passeata.

A secretária de Educação Cleidis Regina Modesto, a superintendente de Ensino Andréa Reis e os vereadores Hélio da Van e Rafael Huhn marcaram presença no evento.
A secretária de Educação Cleidis Regina Modesto, a superintendente de Ensino Andréa Reis e os vereadores Hélio da Van e Rafael Huhn marcaram presença no evento.

A secretária de Educação Cleidis Regina Modesto, a superintendente de Ensino Andréa Reis e os vereadores Hélio da Van e Rafael Huhn marcaram presença no evento. A região central de Pouso Alegre parou para ver a caminhada ao som das fanfarras das escolas estaduais. A secretária de Educação defendeu que a melhor forma de lidar com o autismo em sala de aula é lecionar com amor. “O amor incondicional é o método pedagógico mais eficaz que se pode ter em sala de aula”, considerou Cleidis.

Superintendente de Ensino. Andrea Reis
Superintendente de Ensino. Andrea Reis

A superintendente regional de Ensino, parabenizou a Câmara Municipal pela iniciativa e sugeriu que o evento se torne parte do calendário anual das escolas do município. “Esta é uma iniciativa que deve perdurar. Precisamos manter esta discussão viva. A Câmara está de parabéns por desenvolver esta agenda”, avaliou.

À noite, no Plenário da Câmara, ao declarar oficialmente aberta a Semana, o presidente da Câmara ressaltou que, “sendo a casa do povo, a Câmara deve atuar para atender as demandas da população por meio de seus representantes eleitos”. Para Maurício Tutty, o poder público ganha em eficácia quando se mostra de fato sensível às demandas da população.

Vereador Rafael Huhn
Vereador Rafael Huhn

Segundo o vereador Rafael Huhn, presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara, criar as condições para discussões necessárias, mas que nem sempre estão na pauta do dia, é um dos deveres do Legislativo. “Aproximar pais, educadores e especialistas, incentivar a troca de experiências, conhecimento e informação é um dos caminhos que levam a formas mais eficientes de lidar com o autismo”, propõe.

O raciocínio dos vereadores foi acompanhado por Edjane Mingorance, mãe e representante do Grupo de Apoio aos Pais de Autistas. “Gostaríamos de agradecer a presença de todos os educadores. Precisamos muito de profissionais capacitados para lidar com o autismo”, considerou.

Presidente da Câmara, Maurício Tutty, declara oficialmente aberta a semana.
Presidente da Câmara, Maurício Tutty, declara oficialmente aberta a semana.

A abertura da Semana na Câmara contou com a presença de centenas de educadores, pais e autoridades. Além do presidente da Câmara e da Comissão de Educação, marcaram presença os vereadores Braz Andrade (PPS) e Lilian Siqueira (PSDB).

A Semana continua com uma série de palestras e cinema adaptado para crianças autistas. Na quarta-feira (27), o SESC Pouso Alegre recebe o público no projeto Cine Sesc. Com filmes projetados especialmente para crianças autistas, as sessões ocorrem às 18h e 20h. Serão exibidas as animações Big Buck Bunny e Aqua. E, na sexta-feira (29), às 19h na Câmara Municipal, a semana se encerra com a palestra do doutor Walter Fernandes Magalhães, que vai tratar do “Diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro do Autismo”.

Folder.
Folder.