Vans para transporte público são uma realidade em diversas cidades do pais.
Vans para transporte público são uma realidade em diversas cidades do pais.

Uma emenda a um projeto de lei aprovado em primeira votação na terça (26) pretende regulamentar o transporte público com vans dentro de Pouso Alegre. A proposta é do Vereador Hélio da Van (REDE).

Atualmente, mesmo sem regularização, as vans tem atuado de forma clandestina na cidade. O serviço tem sido utilizado por populares como alternativa aos ônibus da concessionária de transporte público, Princesa do Sul.

“Nós não podemos depender de ônibus aqui. Qualquer compromisso que você tenha, você tem que sair duas horas antes para poder chegar a tempo”, afirmou à EPTV a aposentada Luciana de Paiva, do bairro Jatobá.

“A solução não é impedir as vans de trabalharem. A solução é regularizar. Deixem os caras trabalharem. veja o que eles têm que pagar”, defendeu o jardineiro Everaldo Delmiro.

O motorista Marcos Oliveira conta que resolveu colocar sua van na rua para atender a demanda dos moradores: “É um carro documentado, pago os impostos, tenho seguro de passageiros, sou um profissional totalmente habilitado para isso”, garante. “A nossa irregularidade é porque ainda não foi aprovado o transporte alternativo na cidade. Como é um transporte pedido pelo povo é um transporte particular. Agora nós estamos buscando a regularização”, diz.

Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito, enquanto o transporte alternativo não virar lei, apenas a atuação da Viação Princesa do Sul é reconhecida na cidade. Já a Princesa do Sul comunicou que, por orientação de advogados, não vai se manifestar sobre o assunto.

A emenda deve ser votada na próxima terça-feira (3) na Câmara Municipal.

E você? É a favor ou contra a regulamentação das Vans? Responda em nossa enquete.