Termina nesta quarta-feira (4) o prazo para transferir o título de eleitor ou pedir a emissão do documento. Em Pouso Alegre haverá votação com identidade biométrica (por meio das digitais), mas ainda não é obrigatória.

Para quem precisa tirar o título ou regularizar a situação, o cartório está aberto de segunda a sexta, das 12h às 18h e com plantão aos sábados e domingos no mesmo horário. É necessário levar um documento oficial com foto e comprovante de residência. Quem completar 16 anos até a data do 1º turno pode requerer o documento, mas não é obrigado. Homens com mais de 18 anos também devem levar o certificado de quitação do serviço militar.

Quem possui título, mas mudou de cidade ou estado e quer pedir a transferência do domicílio eleitoral deve levar o título, um documento com foto e um comprovante de residência – é necessário residir no novo domicílio há pelo menos três meses.

O Cartório Eleitoral de Pouso Alegre fica na Av. Pref. Olávo Gomes de Oliveira, 3000 – Árvore Grande na rotatória do fórum.

Eleitores em Pouso Alegre

Atualmente Pouso Alegre conta com mais de 99.950 eleitores, mas é possível que até o dia 04, atinja o número de 100 mil. Caso isso aconteça, os partidos e coligações deverão respeitar um novo limite de registro de candidatos a vereador na eleição municipal (150% do número de cadeiras em disputa e não mais 200%).

Neste ano, o primeiro turno das eleições municipais, que vai definir o novo prefeito e vereadores, está marcado para o dia 2 de outubro. Nas cidades em que pode haver segundo turno (o que não é o caso de Pouso Alegre), ele ocorrerá no dia 30.