Informe FAI – Em 1978, a FAI iniciou sua trajetória educacional na área de Informática, com a criação do Curso Superior em Tecnologia de Processamento de Dados. Na época, era o único oferecido em todo o interior de Minas Gerais.  Durante aproximadamente duas décadas, os excelentes profissionais formados pela FAI supriram a demanda do mercado de trabalho desta área, que estava ainda em fase de desenvolvimento no Brasil. Em 1997, a FAI conseguiu uma almejada autorização para oferecer um curso de bacharelado em Ciência da Computação.  Os bachareis formados pela FAI entraram em um mercado de Tecnologia da Informação em franca expansão, motivada pela abertura dos grandes portais provedores de conteúdo web e da ampliação de acesso à Internet no Brasil.

Foi no final da década de 1990, que a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e os consultores do Ministério da Educação (MEC) iniciaram a sistematização das Diretrizes Curriculares de Ensino de Computação e Informática,  quando se estabeleceram as propostas dos perfis de egressos esperados e das linhas de formação de cada curso da área. Foi com base nesta sistematização, em 2001, a FAI solicitou a transformação do curso de Ciência da Computação em Sistemas de Informação.

O tempo passou.  Hoje, o curso dispõe de amplos e modernos laboratórios
O tempo passou. Hoje, o curso dispõe de amplos e modernos laboratórios

A primeira turma de Sistemas de Informação oferecida foi no ano de 2003. Em março de 2016, a FAI realizou a colação de sua 10ª. turma de Sistemas de Informação, coroando uma trajetória que teve muitos momentos de celebração e de desafios vencidos. Enquanto caminhamos nesta trajetória, a qualidade de ensino sempre é o nosso alicerce.   O curso de Sistemas de Informação já obteve duas vezes o Conceito 5 no Exame de Desempenho de Estudantes  (Enade) aplicado pelo MEC, a cada três anos. O mais recente conceito 5 foi publicado em dezembro de 2015.

A  área de Informática é permanentemente atravessada pelo progresso da tecnologia. Estamos vivendo em um mundo altamente conectado, onde pessoas e organizações empresariais precisam ou utilizam os sistemas de informação em suas atividades.  Nosso desafio é aprimorarmos cada vez mais a formação deste profissional que entrará em um mercado de trabalho pós-moderno, com tecnologias mais ubíquas e presentes em quase todo lugar e tempo.

Profa. Me. Eunice Gomes de Siqueira, coordenadora do curso de Sistemas de Informação da FAI