Motoristas fecharam a Avenida Perimetral. (Foto: Wilson Hawks)
Motoristas fecharam a Avenida Perimetral. (Foto: Wilson Hawks)

Moradores e motoristas de vans protestaram na manhã deste sábado (14) em Pouso Alegre pela regularização do transporte com as vans. O manifesto teve inicio por volta das 10h30 no pátio da rodoviária. Eles fecharam a Avenida Perimetral por cerca de 1 hora, mas não houve registro de incidentes ou congestionamento.

Divididos em 10 vans, eles circularam por vários pontos da cidade. O grupo disse que foi recebido pelo prefeito Agnaldo Perugini (PT) após irem em uma cerimônia de inauguração de creche do Bairro Cidade Jardim. Um reunião teria sido marcada para a próxima semana, mas a data ainda não foi divulgada.

Moradores e motoristas pediram a liberação das vans e o fim do monopólio da Princesa do Sul
Moradores e motoristas pediram a liberação das vans e o fim do monopólio da Princesa do Sul

De acordo com o movimento “Transporte Digno”, que organizou o protesto, oito vans atuam na cidade como alternativa ao transporte público e buscam a formação de uma cooperativa. A manifestação seria uma forma de pressionar as autoridades para tirar o serviço da clandestinidade.

Nesta semana o Ministério Público (MP) decidiu endurecer a repressão a esse tipo de transporte no município. Na segunda-feira (9), duas vans foram apreendidas por orientação do Ministério Público. Para o promotor Marcio Henrique Mendes da Silva, o transporte de passageiros é crime contra o serviço de utilidade pública com pena de 1 a 5 anos de prisão.

Um projeto de lei do prefeito Agnaldo Perugini tramita na Câmara para a regulamentação do transporte público, incluindo as vans. Porém, a concessão do serviço seria exclusiva da empresa Princesa do Sul, que já possui a concessão para o transporte com ônibus.

O transporte com vans tem sido uma alternativa adotada por moradores da cidade que há anos estão insatisfeitos com os serviços da Princesa do Sul, única empresa com concessão pública na cidade.