Moradores resolveram fretar vans ao invés de usar transporte público. Imagem: Reprodução EPTV
Moradores resolveram fretar vans ao invés de usar transporte público. Imagem: Reprodução EPTV

Cansados de atrasos, superlotação e da qualidade do serviço da Princesa do Sul, moradores em Pouso Alegre estão fretando vans como opção de transporte coletivo em Pouso Alegre. O caso foi mostrado nesta quarta-feira (4) pela EPTV.

A ideia surgiu de uma moradora do bairro Jatobá, que resolveu fretar uma van para ela e outros moradores do bairro Morumbi. O serviço é organizado por meio do aplicativo Whatsapp, e foi divulgado nas redes sociais. Em apenas 2 meses, o serviço cresceu, e hoje são 8 vans fretadas, atendendo mais de duas mil pessoas em todos os bairros da cidade.

O preço da corrida é o mesmo dos ônibus, mas as vans contam com bancos estofados, televisão, ar condicionado e até wi-fi.

Van tem ar condiconado, tv e wifi. Imagem: Reprodução EPTV
Van tem ar condiconado, tv e wifi. Imagem: Reprodução EPTV

“É mais rápido, é mais confortável, e não deixa a população na mão. Por que a maioria das vezes, a gente fica esperando ônibus durante uma hora, uma hora e meia, até duas horas” contou uma moradora.

Segundo a prefeitura, todo veículo que trabalha com transportes de passageiros precisam passar pelo processo licitatório, e que hoje apenas a Princesa do Sul tem essa permissão. Os motoristas ainda precisam ter certidão negativa de antecedentens criminais, carteira de motorista categoria D, e outros requisitos.

Já a Princesa do Sul, informou que faria parte de um grupo no whatsapp com moradores, e que lá ninguém reclamou sobre os atrasos dos ônibus.