Um abaixo assinado contra a taxa de esgoto em Pouso Alegre já obteve 4900 assinaturas de pessoas de diversos bairros. A justificativa segundo a organização do abaixo-assinado, é que o serviço de tratamento de esgoto não é feito no município.

Os moradores pagam na conta de consumo de água da COPASA, uma taxa de esgoto que vale mais de 80% do valor gasto no recurso natural. A falta de tratamento de esgoto constatada em vários bairros do município e o valor da cobrança levaram o morador Altieres Carneiro Domingues a fazer o abaixo assinado há oito meses:

(Foto: Reprodução Facebook)
(Foto: Reprodução Facebook)

“Ando pelos rios pescando, sou muito a favor do meio ambiente. Vi que a Copasa esta cobrando este serviço e não ta sendo prestado a população. E resolvi ter essa iniciativa”, disse Altieres.

Domingues tem coletado assinaturas na feira de domingo. Ele acredita que daqui uma semana ira conseguir as 5 mil assinaturas para solicitar ao Ministério Público a extinção da taxa. Atualmente uma CPI esta em andamento na Câmara para investigar a COPASA em Pouso Alegre.

COPASA

A Copasa informou, por meio da assessoria de imprensa, que a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Pouso Alegre entrou em operação em dezembro de 2011, e as tarifas praticadas pela Companhia estão de acordo com Contrato de Concessão firmado com o município – Lei Autorizativa Municipal nº 3156/1996, aprovada pela Câmara Municipal em 25 de julho de 1996 e com a Re-solução 03/2013, da Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgoto Sanitário (ARSAE-MG).

Ainda segundo a empresa, atualmente o percentual de tratamento de esgoto supera os 90% do esgoto coletado no município, e que para aumentar este percentual, a Companhia continua executando obras de implantação de redes coletoras e interligações dos imóveis ao sistema.