Casais optam por consultora para a organizar o casamento (Foto: Divulgação)
Casais optam por consultora para a organizar o casamento (Foto: Divulgação)

Em época de crise e de economizar, muitos casais tem tentado organizar o próprio casamento sem a ajuda de um profissional. A decisão pode reduzir os custos do casamento por um lado, mas se o casal não estiver atento aos detalhes, pesquisar e negociar bem, o casamento pode sair ainda mais caro sem a ajuda do profissional.

É o que conta a consultora de noivas e cerimonialista, Rafaela Coutinho: “Organizar um casamento não é uma tarefa fácil e a maioria dos noivos não sabem nem por onde começar. Muitos decidem organizar sem auxílio de um profissional para poderem economizar. Dessa forma acabam sobrecarregados com tantos detalhes, que nem imaginavam que teriam que pensar neles, e acabam até gastando mais do que estava previsto”, diz.

Apesar disso, pedimos para Rafaela algumas dicas para casais que decidirem organizar um casamento. Confira:

Planejamento e orçamento:
“É muito importante saberem exatamente o quanto podem e pretendem gastar para fazer o planejamento de cada item. Tenha sempre uma margem de segurança, assim evitam dívidas futuras que não estavam previstas. Não se esqueçam de marcar a data com bastante antecedência. Se forem fazer cerimônia em uma igreja, procurem agendar o quanto antes”.

Busca por fornecedores:
“Nesta etapa sejam bastante específicos e falem tudo o que querem e como querem. Nunca fechem com o primeiro que virem. Analisem propostas de vários fornecedores e quando se acertarem, peçam que tudo o que foi oferecido esteja no contrato. Nessas horas, amigos, padrinhos e madrinhas são sempre bem vindos para ajudar, mas não se esqueçam que no dia vocês irão precisar de uma cerimonialista. A presença de um profissional no dia do evento é extremamente importante, para que vocês não precisem mais se preocupar com nada. É o dia de vocês e nada pode estragá-lo”.

Convidados:
“Faça o evento do tamanho que acharem melhor. Lembre-se que o casamento é seu. Convide seus amigos e familiares próximos. Vocês não são ‘obrigados’ a convidar conhecidos, amigos de familiares, e pessoas que não são tão próximas. É melhor fazer uma festa bonita e pequena, com as pessoas que vocês amam, do que gastar mais do que podem só para ‘fazer bonito’ para outras pessoas”.

Casais optam por consultora para a organizar o casamento (Foto: Divulgação)
Casais optam por consultora para a organizar o casamento (Foto: Divulgação)

Local:
“Procure o local adequado para o tipo de festa que pretende fazer. Alguns salões de festas podem ser extremamente caros. Procure por salões mais baratos ou espaços alternativos que são acessíveis e bonitos, assim vocês também irão conseguir economizar na decoração”.

Cardápio:
“Optem por algo mais simples e de seu gosto. Analisem os orçamentos dos buffets e o que cada um oferece. Nunca fechem contrato com o número exato de convidados, pois se não forem todos, vocês tiveram que pagar do mesmo jeito. Tenha sempre uma margem de 10% para baixo e caso futuramente precisem aumentar, negociem com o buffet”.

Ajuda de um profissional:
Uma boa dica, é contratar a consultoria personalizada, assim os noivos podem dividir o trabalho informando ao profissional onde gostaria que ele os ajudassem. Agora, se os noivos que não tem tempo para nada ou querem tranquilidade, a dica mesmo é deixar tudo por conta do profissional. Ele ficará por conta de organizar tudo, buscar fornecedores, agendar reuniões, revisar contratos e muitos outros serviços que serão essenciais para a realização do seu sonho”.

Como escolher consultoria e cerimonialista:
“Como consultora, sempre falo para os noivos: não contrate um profissional, seja ele consultor ou fornecedor, somente pelo preço. O seu ‘santo’ tem que bater com o do dele, pois vocês terão muito tempo juntos e possivelmente criarão um vínculo de amizade. Se vocês não se derem bem, possivelmente o casamento será um desastre”, conclui Rafaela.

Sobre a Rafaela:
“Sou publicitária, sempre atuei no segmento de eventos trabalhando para empresas do ramo e hoje, com a experiência que adquiri, tenho minha própria equipe. Gosto de poder ajudar casais que querem realizar seu sonho. Quem precisar de mais informações ou ajuda, estou disponível para um cafezinho”.

Rafaela Coutinho – Consultora de Noivas e Cerimonialista
Telefone: (35) 99132-4330 (whatsapp)
Horário: Atende todos os dias com horario agendado
Site: www.rafaelacoutinho.com.br
Facebook: /cerimonialistarafaelacoutinho

Rafaela Coutinho (Foto: Divulgação)
Rafaela Coutinho (Foto: Divulgação)