Participantes em confraternização ao fim do primeiro dia da Gincana do Saber (Divulgação Câmara)
Participantes em confraternização ao fim do primeiro dia da Gincana do Saber (Divulgação Câmara)

Começou nesta segunda-feira (15), na Câmara de Pouso Alegre, a 5ª edição da Gincana do Saber. A competição que exige conhecimentos sobre o Estado brasileiro e suas leis é promovida pela Escola do Legislativo e conta com a participação de alunos das escolas municipais da rede pública e privada. Neste ano, 24 escolas participam da disputa que tem como tema a Constituição em Miúdos, a versão acessível da Constituição Federal elaborada pela Escola do Legislativo.

Cada escola é representada por uma dupla de alunos. Os confrontos são definidos por sorteio e ocorrem entre os dias 15 e 19 de agosto. A cada dia, cinco escolas se enfrentam no plenário da Câmara. As vencedoras se enfrentam na grande final, programada para ocorrer na quinta-feira (22). No primeiro dia de disputa, os alunos da Escola Municipal Clarice Toledo, Saymon Wendell Silva e Vitória Christina Vieira, levaram a melhor, classificando a escola para o final da competição.

Nesta terça-feira (16), a partir das 9h, é a vez do Colégio Objetivo, E. E. Monsenhor José Paulino, E. E. Presidente Artur da Costa e Silva (Polivalente), E. M. Jandyra Tosta e E. M. Anita Faria Amaral (Ciem Santa Luzia) medirem seus conhecimentos acerca da Constituição em Miúdos. A manhã de gincana terá transmissão ao vivo pela TV Câmara.

Apoio
A assessora da Escola do Legislativo, Rosana Borges, conta que a realização da gincana teve o apoio de empresas e organizações. Os chamados ‘Amigos da Escola’ doaram produtos e cestas que serão entregues aos vencedores da competição. As colaborações vieram do Supermercado Ponto Alto, Aromas e Assessórios, Viamondo, Posto São Paulo, Droga Lusa, Drogaria Americana e Cacau Show.

O presidente da Escola do Legislativo, o vereador Rafael Huhn (Rede), acredita que o estímulo ao conhecimento cidadão é uma excelente forma de preparar as novas gerações para um futuro cheio de desafios, em que cidadãos conscientes farão a diferença. “Temos ainda uma enorme lacuna para ser superada no Brasil quando se trata de cidadania plena. Iniciativas como a da Escola do Legislativo apontam um caminho promissor, que deve servir de modelo para a sociedade”, considera.

Maurício Tutty, o presidente da Câmara, lembra que atividades como a Gincana do Saber têm um cunho educativo fundamental e demonstra o dinamismo da Escola do Legislativo. “É , sem dúvida, uma das vitrines da Câmara de Vereadores de Pouso Alegre. A Escola do Legislativo proporciona educação cidadã para jovens que farão a diferença no futuro. Por isso, valorizamos cada vez mais a escola e as atividades que promove”, conclui.

Fonte: Câmara de Pouso Alegre