Multivacinação (Foto: Divulgação Prefeitura)
Multivacinação (Foto: Divulgação Prefeitura)

O dia “D” de mobilização nacional da Campanha de Multivacinação é neste sábado, 24. Em Pouso Alegre serão 21 locais de vacinação funcionando o dia todo, das 07h às 17h (lista abaixo). Então, é hora de aproveitar e levar a sua criança para tomar as vacinas disponíveis na campanha e atualizar o cartão de vacinação.

Todas as crianças menores de cinco anos e adolescentes com idade entre 09 e 14 anos devem participar da Campanha Nacional de Multivacinação. O objetivo é atualizar o cartão de vacinas dos dois grupos, oferecendo proteção para várias doenças diferentes. A vacinação é gratuita e é disponibilizada pelo SUS. A campanha vai até o dia 30.

É fundamental que todos compareçam aos serviços de saúde levando o cartão de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas.

Para crianças menores de cinco anos, treze vacinas diferentes poderão ser atualizadas durante a campanha, incluindo a que oferece proteção contra a Poliomielite.

Sarampo, Caxumba, Rubéola, Febre Amarela e Varicela (catapora) são outras doenças que podem ser prevenidas com a atualização do cartão de vacinas.

Para quem tem entre 9 e 14 anos, as doenças preveníeis com a vacina são: Hepatite B, Febre Amarela, Sarampo, Caxumba, Rubéola, Difteria, Tétano, Coqueluche e, no caso das meninas, HPV.

Para quem estiver sem o cartão, por motivo de perda ou outro motivo, a orientação é procurar a unidade básica de saúde onde a criança ou adolescente costuma se vacinar, pois lá terá o cartão espelho, documento que fica arquivado com os registros de doses que foram aplicadas, bem como as doses que deverão ser administradas. Vale reforçar que o cartão de vacinação é um documento de grande importância aos serviços de saúde e, diante disso, precisa ser bem conservado e preservado.

Veja a lista das Unidades de Saúde que estarão vacinando no dia “D” 24/09/2016 em Pouso Alegre: