Juiz deferiu candidatura de Rafael Simões , que segue na disputa
Juiz deferiu candidatura de Rafael Simões , que segue na disputa

O Juiz da 227ª Zona Eleitoral de Pouso Alegre, Dr. José Hélio da Silva, decidiu que Rafael Simões deve ser o candidato do PSDB para a disputa a prefeito em Pouso Alegre. A decisão foi emitida no final da manhã deste sábado (03).

Chico Rafael e Rafael Simões disputavam na justiça o direito de ser o candidato a prefeito do partido nas eleições municipais. Ambos registraram suas candidaturas: Chico Rafael após ser eleito em convenção municipal; e Rafael Simões, indicado pelo diretório estadual. Ambas as candidaturas sofreram pedido de impugnação. O juiz deferiu a candidatura de Simões, e indeferiu a de Chico Rafael.

Chico Rafael ainda pode recorrer
Chico Rafael ainda pode recorrer

Relembre o caso

Com interesse declarado em favorecer a candidatura de Rafael Simões, a executiva estadual tentou por meio de uma comissão interventora destituir o diretório municipal, que entrou na justiça, e conseguiu através de um liminar retomar o comando. O diretório fez a convenção municipal e elegeu Francisco Rafael Gonçalves, o Chico Rafael, como candidato do partido.

A executiva estadual considerou nula a convenção, alegando que não teria cumprido resolução interna do partido. A executiva fez então uma convenção em Belo Horizonte, onde indicou Rafael Simões como candidato do PSDB.

Os dois registraram suas candidaturas, que sofreram pedidos de impugnação. Após os tramites de defesa, o juiz da 227ª Zona de Pouso Alegre decidiu que Rafael Simões tem o direito de ser candidato.

Chico Rafael ainda pode recorrer da decisão. Porém, enquanto isso, apenas Rafael Simões poderá fazer campanha. A justiça eleitoral tem até o dia 12 de setembro para dar uma decisão final sobre o caso.