Montagem: Pouso Alegre .net
Montagem: PousoAlegrenet

O PousoAlegrenet transmite nesta sexta-feira, 23 de setembro, às 20h40, o debate entre candidatos a prefeito de Pouso Alegre. O evento acontece no Plenário da Câmara Municipal. Produzido pela TV Câmara em parceria com diversos veículos locais, este promete ser o maior debate dessas eleições.

O debate terá cinco blocos. No primeiro, os candidatos se apresentam. No segundo, respondem a perguntas da população. No terceiro, o mais longo, eles fazem perguntas livres entre si. Serão duas rodadas de perguntas e respostas. No quarto bloco, será a vez de responderem às perguntas elaboradas pela imprensa. E no quinto, e último bloco, fazem suas considerações finais.

Transmissão e audiência

Com a expectativa de ter grande audiência na internet, o debate será transmitido ao vivo pelo PousoAlegrenet, no seu portal e em sua página no facebook, hoje com 50 mil seguidores e maior fanpage de um portal de notícias da região, e pela TV Câmara, no Youtube e no canal 8 da Máster Cabo

“Esperamos uma grande audiência para esse debate, com muita interação pelas redes sociais. O PousoAlegrenet transmitirá o debate na certeza de sua importância para que a população possa comparar candidatos e a firmeza de suas propostas perante os questionamentos, o que não ocorre na propaganda eleitoral”, avaliou o diretor do PousoAlegrenet, Douglas Crispim.

“A influência da internet na política brasileira alcançou um novo patamar a partir das jornadas de junho, quando as redes sociais passaram a ser utilizadas como ferramenta de mobilização social. Hoje, a opinião pública é largamente afetada pelas redes. Desde então, pela primeira vez, sentiremos o alcance desta influência em uma eleição municipal”, avalia o diretor de comunicação da Câmara Adevanir Vaz.

Participação da imprensa

A imprensa local terá papel de destaque durante todo o debate. Além de um bloco reservado às perguntas elaboradas pelos veículos, ela terá acesso aos candidatos na chegada e saída do debate. Uma zona mista será criada para que haja um corpo a corpo entre candidatos e jornalistas. “A ideia é propiciar a discussão de ideias, o escrutínio dos programas de governo e alcançar a máxima exposição dos candidatos e das propostas que eles têm para governar a cidade”, conta o diretor geral da Câmara, Wellington Oliveira.

Os impressos, Jornal do Estado, Jornal Domingo, Jornal Diário e A Tribuna, farão a cobertura integral do debate e devem levar para suas páginas um balanço de tudo que acontecer no plenário, outra produção jornalística que deve ajudar o eleitor a se decidir.

Maior cobertura já feita pela mídia local

O grande debate na Câmara entre os prefeitáveis terá a maior cobertura já feita pela mídia local em uma eleição. Ao todo, cerca de 30 profissionais devem atuar na transmissão e divulgação do evento. Por motivos de segurança, o acesso à plateia será controlado. Cada candidato terá direito a cinco convidados. Ainda terão acesso ao local, representantes de instituições e a imprensa.

“Tudo foi pensado para que os candidatos tenham a oportunidade de expor suas ideias e propostas, comparar e serem comparados a seus oponentes. O ambiente para o debate deve ser o mais isento e livre de interferências possível. O produto de todo esse trabalho será um perfil bastante real de cada candidato ao alcance dos eleitores”, conclui o diretor de comunicação da Câmara.