Alexandre e Barbara (Foto: Ascom FAI)
Alexandre e Barbara (Foto: Ascom FAI)

Um aplicativo desenvolvido aqui no Sul de Minas venceu um concurso internacional. O aplicativo Comunicação por Símbolos destinado a pacientes acometidos por lesão neurológica foi o vencedor da Categoria Produtos disponíveis para o mercado do Concurso ITU – Samsung Electronics de aplicativos móveis para a acessibilidade. O app foi desenvolvido pelo professor da FAI (Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e e Educação) Alexandre Magalhães, da Toledo e Magalhães Tecnologia da Informação, em parceria com a fonoaudióloga Bárbara Ferreira Alves, de Santa Rita do Sapucaí.

Aplicativo facilita comunicação de pacientes
Aplicativo facilita comunicação de pacientes

O aplicativo
OApp foi desenvolvido para favorecer a comunicação de pacientes que foram acometidos por uma lesão neurológica (AVC, traumatismo craniano), doenças neurodegenerativas e transtornos do desenvolvimento. O objetivo principal é propiciar a comunicação, sendo que habilita e reabilita a capacidade de compreensão e emissão, melhorando assim a qualidade de vida de muitos pacientes e facilitando sua convivência com os familiares e outras pessoas.

O Concurso
Promovido pela Samsung e a União Internacional de Telecomunicações (ITU) em toda América Latina e Caribe, o concurso selecionou e premiou os aplicativos móveis que podem ser usados para beneficiar pessoas com deficiência, de forma que elas tenham mais inserção e interação social, conforto e qualidade de vida.

A comissão julgadora do concurso foi constituída por representantes da ITU, da Samsung e por especialistas de áreas relativas a produtos e serviços móveis, bem como representantes de organizações de apoio às pessoas com deficiência e outros convidados especiais dos países da América Latina e Caribe.

Como premiação, o professor receberá uma bolsa de capacitação a ser realizada na cidade do México, onde também participará do evento América Acessível: informação e comunicação para todos, entre os dias 28 e 30 de novembro de 2016.

Felizes com a premiação, os desenvolvedores do aplicativo comentam: “É muito gratificante para nós desenvolvermos soluções tecnológicas que beneficiam pessoas acometidas por lesões neurológicas e transtornos do desenvolvimento, podendo auxiliá-las na comunicação e reabilitação. Este prêmio é de muita relevância não só para nós, mas para o nosso Vale da Eletrônica, para Minas Gerais e para o Brasil, já que dos seis aplicativos premiados na América Latina e Caribe, o Brasil venceu em duas categorias, sendo uma delas o app Comunicação por Símbolos.”

Conheça este e outros aplicativos desenvolvidos pela dupla: www.tmati.com.br

Para baixar o aplicativo:
Para android: Link
Para IOS: Link