Barragem do Dique 2 esta em risco (Imagem: Reprodução EPTV)
Barragem do Dique 2 esta em risco (Imagem: Reprodução EPTV)

O secretário de Obras de Pouso Alegre (MG), Welington Serra, admitiu nesta quarta-feira (30) riscos na estrutura da Dique 2. A declaração veio após Serra minimizar os problemas na barragem na terça-feira (29). Segundo Serra, a comporta da barragem precisa ser substituída:

Dez meses após romper, comporta ainda não foi trocada (Imagem: Reprodução EPTV)
Dez meses após romper, comporta ainda não foi trocada (Imagem: Reprodução EPTV)

“Ela, do jeito que está aí, não aguenta realmente. Ela tem que ser feita uma nova comporta com reforço. Nós já estamos providenciando isso e já está sendo feito. Isso deve dar mais uma semana, dez dias”, disse o secretário.

A barragem tem tido a segurança questionada pela equipe de transição de Rafael Simões (PSDB),  após uma laudo encomendado por eles apontar diversos problemas: falta de telhas na casa de máquinas e motores, quadro de acionamento de bombas sem condições técnicas e uma comporta danificada, além de sujeira e entulho na bacia para acumulação de água.

Situação é de abandono (Imagem: Reprodução EPTV)
Situação é de abandono (Imagem: Reprodução EPTV)

“Uma comporta dessa com essas peças que fizeram, soldas tentando remendar a comporta, isso é um conjunto que deve pesar em torno de 300 a 350 quilos. A comporta prevista em projeto é uma comporta de um fabricante em ferro fundido, que existe no Brasil, a comporta pesa 2.534 quilos”, afirmou o engenheiro civil Argeu Quintanilha, que produziu o laudo sobre a barragem.

Ainda segundo o laudo, o estado de conservação da barragem e do sistema de bombeamento coloca em risco moradores da região. “Essa água, que está entrando sob pressão, encontra juntas inadequadas entre os seguimentos. Ela vaza pelas juntas e a água começa a fluir pelo pé do dique auxiliar. Isso pode um dia levar que esse dique inteiro vá ruir”, explicou Quintanilha.

Comporta se rompeu em março deste ano (Foto: Redes sociais)
Comporta se rompeu em março deste ano (Foto: Redes sociais)

Em março deste ano, essa mesma comporta se rompeu. A água chegou perto de algumas casas e a Defesa Civil alertou para o risco de enchente. Pás de duas máquinas e pedras foram improvisadas para segurar a comporta danificada. Na época, o prefeito Agnaldo Perugini (PT) levantou a suspeita de sabotagem e negou problemas na estrutura de contenção de enchentes.

Por meio de nota a prefeitura informou que os trabalhos de limpeza dos canais e os reparos necessários nas comportas do sistema dos diques já estão sendo realizados, e que estes são feitos sempre nos meses de novembro e dezembro, para garantir que, durante as chuvas de janeiro a março, tudo esteja funcionando perfeitamente.